segunda-feira, 25 novembro
Fotos: Joaquim Moura/Presidência ALRS

Cerca de 1,2 mil pessoas, a maioria mulheres trabalhadoras rurais e também urbanas, realizaram um ato conjunto para celebrar o 8 de Março e deixar claro que o Dia Internacional da Mulher, com todo seu significado e simbolismo, não está restrito somente à data. Organizado pela Associação Regional dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, o encontro, realizado no Rincão de Nossa Senhora, uma área ao ar livre em Passo do Sobrado, com infraestrutura adequada para receber esse tipo de atividade em tempos ainda pandêmicos, mesclou cantorias, brincadeiras e muita fala política, não a partidária, mas a de sentido amplo do termo. Da história bíblica de Eva ao direito ao voto, passando por direitos sociais, relações pessoais e familiares, Lei Maria da Penha, mercado de trabalho, renda e saúde, foram vários os pontos destacados nas falas e que dialogam diretamente com as lutas das mulheres. “Hoje, sem dúvida alguma, é um dia de celebração, mas também um dia de reivindicações. Temos ainda muito espaço a ser conquistado, ocupado. Sabemos que temos muito a buscar, e sabemos que será, como sempre foi, com muito suor e com muitas lágrimas. Mas não vamos desistir, continuaremos unidas”, assegurou Andreia Gabi, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo do Sobrado.

“Em nome da minha mãe, de 84 anos, da minha esposa, das minhas filhas e netas, saúdo a todas aqui presentes. E que o 8 de Março não fique restrito a uma data. Por mais que ela seja importante, e sem dúvida é, o que ela simboliza e significa tem de estar presente em todas as horas, todos os dias e em todos os lugares. Nosso respeito e gratidão a todas vocês, e que nunca percam a esperança nem a determinação”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira. A atividade, cuja previsão era de se estender durante a tarde, contou com barracas de alimentação, produtos da agricultura familiar, artesanato e de mudas de flores, entre outras.

Também marcaram presença no ato, a deputada Kelly Moraes (PTB) e os deputados Elton Weber (PSB) e Edegar Pretto (PT), gestores, vereadores, vereadoras e secretários e secretárias municipais de Passo do Sobrado e localidades vizinhas, além de entidades sindicais de Pantano Grande, Vale do Sol, Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul.

Ao final da sua participação, Valdeci entregou o convite à dirigente sindical Andreia Gobi como uma das homenageadas no Prêmio Mulheres de Luta, promovido desde 2017 pelo seu mandato e que destaca e reconhece ações de mulheres que em seu dia a dia colaboram para a valorização, reconhecimento e respeito ao gênero na sociedade. A entrega ocorrerá durante solenidade no próximo dia 26, no Seminário São José, em Santa Maria.

Texto: Marcelo Antunes (MTE 8.511)
Compartilhe