A partir desta segunda-feira (7), a Assembleia Legislativa promoverá uma série de atividades (confira a programação completa abaixo) alusivas ao Mês da Mulher. Na primeira semana da programação, está prevista a abertura de uma exposição fotográfica, as cerimônias de entrega do Troféu Mulher Cidadã e do Troféu Meninas Olímpicas, a posse da nova procuradora Especial da Mulher (a deputada Sofia Cavedon, PT, substitui a deputada Franciane Bayer, PSB), o lançamento de uma cartilha, além da outorga de uma Medalha da Legislatura e a realização de um Grande Expediente voltado ao tema das mulheres.
Já na segunda quinzena de março, estão previstas o Sarau no Solar “He for She”, que abre o ano cultural do Parlamento gaúcho, o lançamento de uma campanha contra o feminicídio e a abertura de uma exposição sobre os direitos das mulheres previstos na legislação. “A Assembleia Legislativa, cada vez mais, tem que se constituir como um espaço de promoção da igualdade. Nesse sentido, é fundamental trabalharmos a favor de pautas que ampliem a conscientização da sociedade sobre a valorização e o respeito à mulher. E o mês de março, com toda legitimidade, aqui no Parlamento, será voltado a essa temática. Basta de machismo, basta de violência e basta de feminicídios. Respeito muda tudo, igualdade também”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira.
TV Assembleia – Ao longo de todo mês de março, a TV Assembleia apresenta uma programação especial sobre as mulheres que destaca temas relacionados à igualdade de gênero, aos direitos das mulheres e ao combate à violência contra a mulher, entre outros. Além dos conteúdos que já fazem parte da grade da emissora (programas Plenário, Diálogos Parlamentares, Democracia, Faça a Diferença, Réplica e Tréplica, Agro RS em Foco, Capítulo Zero e Jornal Assembleia) e que vão intensificar a temática feminina, também estão sendo exibidos três interprogramas sobre o Mês da Mulher: Empoderadas, Transformando Leis em Igualdade e Transformando Leis em Igualdade – Deputadas. Todos os interprogramas são exibidos nos intervalos da programação da TV Assembleia RS. Também estarão disponíveis no canal do Youtube, da Assembleia Legislativa.
Exposição
Às 14h, ocorre a abertura oficial da mostra Margaridas no Espaço Carlos Santos, na entrada do Palácio Farroupilha. A exposição, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, segue até o dia 11 de março e é uma iniciativa da Polícia Civil, Câmara de Vereadores de Porto Alegre e Procuradoria Especial da Mulher da ALRS.
Troféu Meninas Olímpicas
Às 15h30, no Salão Júlio de Castilhos, a Procuradoria Especial da Mulher, coordenada pela deputada Franciane Bayer (PSB), realiza a entrega do Troféu Meninas Olímpicas.
TERÇA-FEIRA (8)
Medalha da 55ª Legislatura
Às 11h, no Salão Júlio de Castilhos, o deputado Issur Koch (PP) entrega a medalha da 55ª Legislatura à ex-deputada Iara Wortmann.
Procuradoria Especial da Mulher
Às 11h, no Salão Júlio de Castilhos, ocorre a posse da deputada Sofia Cavedon (PT) como procuradora Especial da Mulher (A deputada Sofia Cavedon substitui no cargo a deputada Franciane Bayer, PSB). Na mesma cerimônia, ocorrerá o lançamento da Cartilha Transformando Leis em Igualdade, um guia de utilidade pública sobre direitos e políticas públicas para o combate à violência contra a mulher.
Sessão Solene
Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, ocorre sessão solene, em formato híbrido, alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, haverá a entrega do Troféu Mulher Cidadã.
Medalha da 55ª Legislatura
Às 11h, no Salão Júlio de Castilhos, o deputado Faisal Karam (PSDB) entrega a medalha da 55ª Legislatura para a Mãe Michelly da Cigana, fundadora e líder espiritual do templo religioso Magia Cigana, em Alvorada.
Sessão plenária
Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária em formato híbrido. O período do Grande Expediente será ocupado pela deputada Patrícia Alba (MDB), que falará sobre os 90 anos do direito ao voto feminino e a participação das mulheres na política.
Abertura da Exposição Transformando Leis em Igualdade
Lançamento da Campanha Hip Hop contra o feminicídio