Aprovada Comissão Externa que irá acompanhar os impactos gerados pelo longo período de estiagem

Aprovada Comissão Externa que irá acompanhar os impactos gerados pelo longo período de estiagem
Foto Joaquim Moura / Agência ALRS

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o Requerimento de Comissão Representativa Externa (1/2022), de autoria do deputado Edegar Pretto (PT), na tarde desta terça-feira (22). Para o autor da proposta, essa é mais uma das sensibilidades da nova presidência da Assembleia Legislativa do RS que “no dia de sua posse, sua primeira agenda foi com representações das entidades do campo para tratar da pauta da estiagem e foi quando formalizamos o pedido da Comissão de Representação Externa”.

Edegar lembrou da Missão Oficial a Brasília para tratar da mesma pauta, registrou como positiva a união de diferentes bancadas em prol de uma causa comum, porém, ressaltou que sua grande decepção “foi justamente no Ministério da Agricultura, naquele que tem a responsabilidade de trazer um alívio e atendimento das pautas dos agricultores. Eu imaginava que chegando lá a Ministra Tereza Cristina, que esteve há um mês no RS e viu in loco a nossa triste realidade, ela teria algo para nos oferecer e para trazer de notícias para o campo e a cidade. Pois o Secretário Executivo do ministério pediu que a gente se mobilizasse com o Congresso Nacional em busca de orçamento. É histórico, o Ministério da Agricultura está sem orçamento para a agricultura”, lamentou ele.

O parlamentar ainda mandou um recado para a base aliada do governador Eduardo Leite. “Quero respeitosamente dizer, e falo pois já falei isso para o próprio Leite, o nosso Estado não está fazendo a sua parte. Está na hora de o governador assumir para si a responsabilidade que é dele. Tem que ser o governador que monta um comitê de crise e que diariamente monitore a situação e auxilie o povo do campo que pede socorro”. Edegar lembrou que em 2012, ano com uma estiagem muito semelhante a que ocorre atualmente, o então governador Tarso Genro trouxe para si a responsabilidade da pauta e conseguiu buscar R$ 206 milhões para ajudar agricultores e agricultoras. “A nossa mobilização é para que não aconteça o que ocorreu na seca de 2020, quando buscamos R$ 23 milhões, sendo que parte do orçamento era da própria casa legislativa”.

Presidente do Legislativo se manifesta

Antes de abrir a Ordem do Dia para votação, o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), fez um relato dos compromissos em Brasília. Ele repassou cada uma das atividades realizadas e assinalou a decepção com o Ministério da Agricultura. “O centro da nossa missão foi para tratar do tema da estiagem, que cada dia mais se agrava no Estado do RS. Precisamos manter a mobilização em prol da agricultura gaúcha, mas o resultado que aguardávamos de Brasília ainda é insuficiente. Mostramos a união dessa casa em prol dos gaúchos e gaúchas”.

Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867)