O Projeto de Lei 174/2015 foi aprovado pela Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (08), com o voto favorável da bancada do PT. O PL trata da obrigatoriedade da instalação de salas de apoio à amamentação em órgãos públicos no RS, de autoria da deputada Juliana Brizola que contou com parecer favorável do deputado Luiz Fernando Mainardi na Comissão de Constituição e Justiça.
“Que bom que iniciamos o ano legislativo com um projeto tão significativo, que é importante para a mulher, para a amamentação. As mulheres são muito responsabilizadas pela amamentação e crescimento das crianças e as salas favorecem as mães” afirmou a deputada Sofia Cavedon. A Organização Mundial da Saúde recomenda o aleitamento materno durante dois anos ou mais, sendo de forma exclusiva nos primeiros seis meses. Infelizmente, o avanço do capitalismo excludente no fenômeno da industrialização e os consequentes índices de desigualdade fizeram com que a amamentação fosse encarada como um desperdício de tempo, ao invés de um investimento.
Para Sofia, “todas essas dimensões são acolhidas e pensadas quando se estabelece uma sala adequada para o aleitamento materno. Isso significa proteção para as crianças, todos os nutrientes necessários para a constituição dessa criança. Nós precisamos avançar nos cuidados com a vida, é uma mudança cultural que vai transformar homens e mulheres e contribuir na luta de combate à violência contra a mulher” finalizou. O projeto foi aprovado por unanimidade.
Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867)