“Não existe democracia sem a existência de partidos políticos e essa também é uma virtude fundamental de Celso Bernardi como homem que constrói um partido que tem ideologia, que tem programa, que tem posição independente das eventuais diferenças, naturais e necessárias na vida democrática e na vida política”. A afirmação foi feita pelo líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas na sessão solene de entrega da Medalha Deputado Emérito ao ex-deputado Celso Bernardi (PP).
Pepe afirmou observou que o homenageado dispensa apresentações, pois é uma pessoa que teve em sua vida pessoal, como advogado e professor, e enquanto homem público, como deputado estadual e deputado federal relevantes serviços prestados ao Rio Grande e ao Brasil. “Qualquer pessoa que ocupe uma função pública o faz pelo reconhecimento da população à sua atuação enquanto cidadão e enquanto pessoa que busca o bem comum, mas o nosso homenageado tem uma outra característica que vale ressaltar: mesmo depois de deixar de exercer cargos eletivos públicos, cumpriu e cumpre durante muitos anos importante papel como dirigente partidário aqui no estado pelo seu partido”.
Segundo Pepe, um estado democrático se caracteriza pela existência de três poderes (Judiciário, Executivo e Legislativo) que devem funcionar de forma independente, porém harmônica entre si. Mas também é fundamental que na sociedade haja uma imprensa livre com possibilidade de criticar os governos, que a população tenha liberdade de expressão e de manifestação, liberdade de culto, liberdade de opinião e de organização, a exemplo dos partidos políticos. Essa é uma virtude essencial à democracia, por isso saudamos Celso Bernardi pela sua trajetória e aos seus colegas de partido e a Ernani Polo pela iniciativa”.
Texto: Claiton Stumpf (MTB 9747)