segunda-feira, 25 novembro
Foto Marta Resing

Na sexta-feira, dia 12 de novembro quando é celebrado o Dia Mundial do Hip Hop, foi protocolado na Assembleia Legislativa do RS o projeto de Lei assinado pela deputada estadual Sofia Cavedon (PT) e construído coletivamente com várias entidades, que declara como de relevante interesse cultural estadual a “Cultura Hip Hop” em todas as suas manifestações no Estado do Rio Grande do Sul. O evento ocorreu em formato híbrido, presencial no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa e virtual.

Conforme o projeto de lei, Cultura Hip-Hop constitui-se como linguagem, identidade, resistência, comportamento, atitude, protesto, valores, crenças e jeito de ser e se expressar de um grupo de pessoas, que são marcadas pela realidade das suas comunidades, especialmente periféricas, que reivindicam melhorias para suas vidas pela inclusão, socialização e resgate dos sujeitos na sociedade.

Além de especificar os cinco elementos da cultura – dança break, grafite, DJ, MC e conhecimento – o projeto estabelece normas para garantir aos ativistas o pleno exercício da cidadania e condições de igualdade de acesso aos programas e ações governamentais.

Conforme Sofia Cavedon, a construção foi possível graças a colaboração dos coletivos e instituições: Associação da Cultura Hip Hop de Esteio (ACHE), Associação da Cultura Hip-hop de Viamão, Instituto Cultural Becos e Vielas, Coletivo Hip Hop Novo Hamburgo, Comissão de Educadores do Hip-Hop Restinga, Fórum Permanente de Hip-Hop RS Brasil, Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop, Nação Hip Hop Brasil, Preconceito Zero, Raízes Web Rádio, Rádio Web Newblack Montenegro e Acredit Produções, Assessoria Fênix Cultural, Embolamento Cultural e Projeto Periferia. E a colaboração do DJ HOOD, educador social, Diogo Raul Zanini, antropólogo, doutorando PPGEDU/UFRGS, e Chiquinho Di Vilas, rapper, educador social e doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social/FEEVALE.

Texto: Marta Resing (MTE 5405)

Compartilhe