Reunida na manhã desta quarta-feira (27), a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Zé Nunes (PT), entregou um certificado de distinção a cinco cachaçarias gaúchas premiadas no 20 º Concurso de Vinho e Destilados e no 10º Concurso Anual e Nacional de Cachaças e outros destilados produzidos no Brasil (Expocachaça).
Receberam o certificado Guilherme Bockorny, da Cachaçaria Bockorny, de Ivoti; Moacir Menegotto, da Casa Bucco, de Bento Gonçalves; Leandro Hilgert, da Harmonie Schnaps, de Harmonia; Evandro Weber, da destilaria H. Weber, de Ivoti e Paulo Ramos, da Associação dos Produtores de Cana e Seus Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Aprodecana), representando a Cachaçaria Maria João, de Santa Rosa.
O deputado Zé Nunes afirmou que o certificado é uma homenagem aos produtores de cachaça do Rio Grande do Sul e ao seu esforço em elaborar um produto que se distingue prioritariamente pela qualidade. “Essas empresas têm nos orgulhado e ajudado ao desenvolvimento do RS”, reforçou. Nunes colocou a Comissão à disposição da cadeia produtiva da cachaça para discutir suas demandas e gargalos que representem dificuldades para o setor.
O representante da Aprodecana, em nome dos homenageados, agradeceu a distinção e o apoio da Assembleia Legislativa ao segmento produtivo. Ele solicitou que o colegiado auxilie na retirada da cobrança do mecanismo de Substituição Tributária (ST) do ICMS, cobrado antecipadamente das empresas.
O empresário Evandro Weber, da Destilaria H. Weber, também pediu a retirada da ST dos produtos alcoólicos. Segundo ele, as empresas não têm capital de giro para suportar a antecipação do ICMS.
Presenças
Participaram da reunião os deputados Adolfo Brito (PP), Aloísio Classmann (PTB), Dalciso Oliveira (PSB), Eduardo Loureiro (PDT), Fernando Marroni (PT), Pepe Vargas (PT) e Zé Nunes (PT), presidente.
Texto: Marcela Santos (MTE 11679)