domingo, 24 novembro

Na manhã desta quarta-feira (13), em reunião da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, da Assembleia Legislativa, foi formada a Subcomissão para tratar do piso regional do Rio Grande do Sul. O deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), será o relator da subcomissão, que será formada, também, pelos parlamentares Fernando Marroni (PT), Zé Nunes (PT) e Eric Lins (Dem).

O último reajuste do salário mínimo regional ocorreu em 2019. Neste ano, o governo estadual propôs um reajuste de apenas 2,73%, o equivalente a 50% da variação do INPC nacional de 2020, significando uma perda no valor real do salário.

“Precisamos urgentemente ampliar o debate sobre o salário mínimo do estado e encontrar uma solução, debatendo com representantes dos trabalhadores e dos empresários. O valor proposto pelo governador Eduardo Leite é vergonhoso. A população brasileira, sobretudo a gaúcha, vive uma situação econômica terrível, com a volta da fome. Mais salário significa mais desenvolvimento econômico, num ciclo virtuoso de consumo e produção”, afirmou Mainardi.

A subcomissão tem o prazo de 120 dias para realizar as reuniões e emitir relatório a partir da data de sua criação. Nos próximos dias, o relator deve apresentar um Plano de Trabalho.

Texto: Fernando Risch

Compartilhe