No dia 30 de setembro encerra a vigência da Portaria 4202/2021, do Gabinete do Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que suspendeu as atividades de ensino presenciais e estabeleceu orientações sobre providências em período excepcional para os órgãos administrativos da Universidade.
O Comitê de Biossegurança da Faculdade de Educação da UFRGS (Faced), representado pela diretora da Faced, Liliane Giordane; por Nelton Luis Dresh, professor associado do Departamento de Ensino e Currículo da Faced/Ufrgs e representação da Comissão de Saúde e Trabalho da Faced (Cosat); solicitou reunião com os interlocutores do parlamento nacional e estadual, senador Paulo Paim, representado Reginete Bispo e o Otmar Teske, e a deputada estadual Sofia Cavedon.
No encontro, realizado nesta quinta-feira (23), vários encaminhamentos foram definidos tendo em vista que os problemas de infraestrutura do prédio continuam sem soluções pelos custos para uma adequação ao novo cenário. Pressão nacional para recuperar os orçamentos das universidades; a luta pelo suplemento no orçamento de custeio e capital para atender a necessidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPI); preocupação com os estágios curriculares nas redes de educação básica que necessitam de interlocução para segurança dos alunos e estagiários; exigir o passaporte sanitário de vacinação contra a Covid-19 para a frequência; e informar a sociedade que o corpo docente quer a volta das aulas presenciais, mas com segurança também compõem a pauta do movimento.
A direção da Faculdade também informou que o semestre em andamento termina no início de dezembro, sendo que o semestre seguinte já inicia em janeiro de 2022.
A deputada Sofia Cavedon também solicitará a realização de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do RS, assim como o senador Paulo Paim promoverá uma em âmbito nacional, para debater a atual situação das universidades públicas no país.