Com problemas de transporte e acesso a internet, a EEEF Claudio Moreira, escola do campo localizada em Santana do Livramento, é mais uma das que ainda não iniciou as aulas presenciais, nem mesmo híbridas, devido a falta de estrutura. A informação é da deputada estadual Sofia Cavedon, membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, que visitou a escola no final de semana (04/9).
Por ser localizada em um distrito (Passo do Guedes) distante do centro da cidade a necessidade de transporte escolar é essencial para a comunidade escolar, professores e estudantes, afirma Sofia que foi recebida pela diretora Ana Paula Bougleux, a professora Ximena Dutrénit Zorrilla Dergam e demais colegas, que informaram só passar ônibus às 7h e depois no final do dia. A escola também sem acesso a internet, mesmo integrando o Programa Província de São Pedro (PSP) do governo estadual.
As professoras lutam ainda pelo abono das faltas da greve de 2019, que tiveram as aulas e carga horária recuperadas. “O salário nunca foi devolvido e nem as folgas desse período foram abonadas. A escola também sente os reflexos da mudança no plano de carreira e a perda do difícil acesso de quase de 70%” salientou a diretora Paula Bougleux.
Texto: Marta Resing (MTE 5405)