O retorno às aulas presenciais na Escola Estadual Visconde do Rio Grande, no bairro Cavalhada, Zona Sul de Porto Alegre, será conforme a possibilidade de salas que poderão usar. A informação é da direção da instituição que publicou no seu facebook um comunicado à comunidade escolar. As condições precárias de inúmeras escolas estaduais tem sido denunciada pela deputada estadual Sofia Cavedon (PT), que cobra do governo do Estado a realização das obras emergenciais desde 2019.
Conforme descreve a diretora do Visconde do Rio Grande, Ingrid Page, a escola está com as salas do 1° Andar do bloco 1 e 2 sem utilização em função de infiltração pelo telhado que está quebrado e a escada de saída de emergência está caindo. Além disso, está com o muro escorado há três anos.
Sofia, que na manhã desta segunda-feira (02) passou na escola (os plantões são à tarde) afirmou que levará a situação de mais de 50 escolas ao Ministério Público Estadual. “Peço há seis meses uma agenda com a Secretária da Educação para tratar da situação e não recebemos nem retorno. Vou levar esse descaso com a educação pública para o MP”, salienta a parlamentar.
Texto: Marta Resing (MTE 5405)