Nesta quarta, audiência discutirá situação do Hemocentro de Santa Maria

Nesta quarta, audiência discutirá situação do Hemocentro de Santa Maria

A situação do Hemocentro Regional de Santa Maria, cujas atividades desenvolvidas há 12 anos atendem o município e mais 40 localidades da Região Central do estado, será debatida amanhã, quarta-feira, 23, a partir das 10h, em audiência pública virtual organizada pela Comissão de Saúde e de Meio Ambiente (CSMA) da Assembleia Legislativa.  O debate, proposto pelo deputado Valdeci Oliveira e cuja realização foi deliberada  pela CSMA no início do mês, poderá ser acompanhado pelo canal da TV Assembleia na plataforma YouTube (www.youtube.com/tvalrs).

“Tem muita informação desencontrada e dúvidas que precisam ser respondidas, além do fato de que é necessário garantirmos a continuidade dos trabalhos do Hemocentro, pois desde que o governo ventilou a informação de que deseja alterar o funcionamento da unidade surgiram muitas especulações e insegurança. E esse temor faz sentido, pois o Hemocentro Regional é o único responsável pela distribuição de bolsas de sangue a hospitais do interior. É um tema sério que precisa de transparência”, avalia Valdeci.

Segundo Valdeci, a possibilidade de o estado abrir mão da responsabilidade dos trabalhos e do atendimento de uma área tão importante para a saúde pública da região, principalmente neste momento em que a pandemia continua fora do controle, e o RS figura entre os estados com o pior desempenho no combate ao coronavírus, precisa ser muito bem debatida e esclarecida. “Queremos saber quem e como serão feitas todas as operacionalizações das atividades que exigem alta capacidade de especialização e condições técnicas singulares.  Não nos faltam exemplos de que, principalmente na área da saúde, bastam pequenos resvalos ou atos de omissão para se comprometer a segurança de quem depende desse tipo de serviço. E estamos falando da saúde da população que é atendida em mais de uma dezena de hospitais da Região Central que dependem do Hemocentro “, destaca Valdeci.

O funcionamento do Hemocentro hoje é 100% bancado pelo SUS e é fruto de uma parceria entre os governos estadual e federal. A unidade conta com uma equipe de profissionais da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e do Hospital Universitário, além de terceirizados. Santa Maria é hoje uma das sete regionais responsáveis pela distribuição de bolsas de sangue a hospitais do interior e no abastecimento de hemocomponentes para 14 estabelecimentos de saúde da Região, além de realizar provas imunohematológicas para 12 dessas unidades.

Foram convidados a se manifestar na audiência pública representantes do governo estadual, conselhos municipal (Santa Maria) e estadual de Saúde, Hospital Universitário, Universidade Federal de Santa Maria, 4ª Coordenadoria Regional da Saúde, AM-Centro, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, além de prefeitos, vereadores e membros da Comissão de Servidores do Hemocentro.

Texto: Tiago Machado (MTE 9415)