O deputado estadual Zé Nunes (PT), esteve reunido nesta terça-feira (15), com a diretora do Hospital Escola da UFPel, Samanta Madruga, para tratar da Frente Parlamentar em Defesa do Hospital Público 100% SUS na Região Sul. A ideia é, em conjunto com o hospital, desenvolver esforços para potencializar o hospital e alcançar o objetivo que é a conclusão das obras.
“Já temos um caminho trilhado, mas a conjuntura mudou e o projeto inicial foi reformulado, mas seguiremos trabalhando na ideia de um hospital regional, agora focando num projeto mais amadurecido, repactuando nosso papel nesta mobilização”, declarou o parlamentar.
Samanta considera muito pertinente a manutenção da Frente e retomada contextualizada de suas atividades. “Estamos apresentando as necessidades, os desafios, o funcionamento e o custeio da entidade hospitalar às instâncias municipais e agora também às estaduais, e a Frente pode contribuir no diálogo regional”, explicou.
Segundo ela, o novo projeto da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) se sustenta na sustentabilidade, no respeito ao dimensionamento de até 250 leitos, e na manutenção do hospital no mesmo porte atual, com organograma de gestão que dialogue com este porte, com o mesmo perfil de ensino, porém, com metade dos recursos – R$ 80 milhões, e com vários novos serviços. “A ideia é uma proposta com perspectiva de futuro, com adequação ao contexto atual de desmonte das universidades públicas”, lamentou.
O Hospital
O Hospital Escola de Pelotas foi fundado em 1981, e constitui-se em um cenário de excelência para a prática dos cursos de graduação e pós-graduação da área da saúde, da UFPel. Único hospital 100% SUS, atende 22 municípios chegando ao público de um milhão de pessoas, e conta com orçamento de R$ 3,1 milhões/ mês, mas ainda não possui sede própria. O projeto de um novo hospital está tramitando há dez anos.
Texto: Marcela Santos (MTE 11679)