Palmeira das Missões: Frentes Parlamentares unem esforços para que UFSM e instituições chinesas apoiem Hospital Regional

Palmeira das Missões: Frentes Parlamentares unem esforços para que UFSM e instituições chinesas apoiem Hospital Regional
Reprodução

O presidente das Frentes Parlamentares Brasil-China e em Defesa do Hospital Público Regional de Palmeira das Missões (HPR), deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), e o prefeito de Palmeira das Missões, Evandro Massing reuniram-se com o reitor da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Paulo Burmann e o coordenador da Secretaria de Apoio Internacional da Universidade, Professor Dr. Érico Flores, na tarde desta quinta-feira (20/05). O encontro teve como objetivo discutir a possibilidade de a UFSM assumir a gestão do HPR, bem como de transformá-lo num hospital escola para a formação de profissionais de saúde. “Já temos uma discussão prévia entre o Legislativo estadual e a Câmara sobre como será a estruturação do HPR e a sua gestão. Achamos por bem partilhar este debate com a Universidade para saber se há interesse de participar diretamente desta construção ou de intermediar isso junto a instituições chinesas”, resumiu o deputado.

Segundo o prefeito, a ideia é tornar o HPR um aglomerado na área da saúde e educação, que faça capacitação e formação de futuros profissionais, incluindo médicos. Além disso, aventam a possibilidade de formarem parcerias diretas ou a partir da UFSM para que o HPR aplique a medicina tradicional chinesa. “Meu sonho é que, depois de pronto, este hospital possa ser administrado pela UFSM e se torne uma espécie de ‘cluster’ em saúde”, confidenciou Massing.  Entretanto, o Hospital ainda não está pronto, embora o prazo para a conclusão seja 22 maio próximo. Apenas 42% da obra está finalizada. Mas, conforme o prefeito, há um aditamento para que o restante seja encerrado em 14 meses. “Temos R$ 21 milhões em caixa e pedimos mais R$ 30 milhões ao Ministério da Saúde para a conclusão. Tivemos problemas com a quitação dos custos de equipamentos, mas acertamos com a Caixa o pagamento parcial e esperamos que os convênios garantam os 2% que cabem à contrapartida da Prefeitura”, detalhou, lembrando que nesta sexta-feira (21) deverá se reunir com a Construtora Cial, responsável pela obra, para retomar os serviços o mais breve possível. “Houve desmobilização do canteiro. Amanhã, vamos acertar os detalhes para que o trabalho volte a todo vapor”, aposta.

O reitor salientou que a UFSM tem interesse em apoiar a transformação do HPR em hospital escola para formação de profissionais. Mas, em função da complexidade do momento econômico do país, orientou o prefeito a buscar apoio político ao projeto em todas as esferas, inclusive para a implantação de um curso de medicina no município ligado ao HPR. Burmann citou o caso do HPR de Santa Maria e Cachoeira que, mesmo em um prazo estendido, está se consolidando. Destacou, por fim, a necessidade de o grupo planejar e “ter um projeto à mão”. “É um cenário complexo sim, mas não podemos deixar sonhar, de persistir”, afirmou, destacando que a Universidade irá discutir um plano de assistência ao HPR.

O deputado Jeferson sublinhou a boa relação da UFSM com instituições chinesas ligadas à saúde, educação e cultura. E pediu que a Universidade faça a promoção do HPR para buscar apoios. “É importante que se destaque que este Hospital estará localizado numa região que tem interesse na relação mais aproximada com a China, na cultura, na difusão da medicina chinesa, etc”, reforçou o presidente das Frentes Parlamentares.

Neste sentido, o Professor Dr. Érico Flores garantiu que a UFSM atuará em favor do HPR junto às instituições conveniadas. “De nossa parte, em todos os contatos que fizermos com as entidades chinesas vamos incluir o pleito do Hospital, buscando formas de ajudá-los”, frisou.

Por fim, o prefeito Massing retomou que a prioridade é sanar as questões referentes à continuidade da obra; depois, projetos complementares, como o Plano Diretor, acessibilidade, etc. E reiterou: “Nosso maior desejo é ver este HPR concluído e com a Universidade dentro dele. Um Hospital Universitário”, concluiu.

Texto: Andréa Farias (MTE 10967)