domingo, 24 novembro

O aniversário de 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, na próxima segunda-feira (10), será comemorado de forma especial pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Legislativo.  A CCDH, juntamente com o Conselho Estadual de Direitos Humanos, irá promover o seminário Novos Desafios para os Direitos Humanos nos 70 nos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O evento inicia às 14h, na Sala de Convergência Adão Pretto, andar térreo da Assembleia Legislativa.

O objetivo da atividade é discutir, a partir de diferentes perspectivas, o significado dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, considerando sua importância, suas referências conceituais e políticas, seus limites; o contexto histórico de sua construção; os debates e embates que a produziram, e os desafios atuais para realizá-la na atualidade. Para tal, serão constituídas duas “Rodas de Diálogos”. A primeira Roda, às 14h15, discutirá Urgências e Recorrências dos 70 anos da DUDH, com a participação da socióloga do Instituto de Pesquisa e Consultoria em Direitos Humanos – Akanni, Reginete Bispo, representando o Movimento Popular; o estudante da Unissinos, Solon Viola, representando o sentimento acadêmico; o deputado estadual Jeferson Fernandes, responsabilizando-se pela abordagem política do tema; e Beatriz Lang, como coordenadora.

A segunda Roda de Diálogos debaterá os Desafios e Possibilidades da DUDH para os próximos anos, com Elaine Rissi, da Via Campesina, representando o Movimento Popular; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Paulo César Carbonari, representando o sentimento acadêmico; Carlos D’Elia, como agente político, representando a Associação de Procuradores do Estado do RS; e Tereza Cristina Bruel, do Coletivo Feminino Plural, na coordenação.

Após os Diálogos, às 18h, o seminário será concluído por um Ato Show, na Praça da Matriz, com as participações de Ana Felícia, que fará uma Ciranda de Dança; do Coral Teko Vida Guarani; e dos cantores Nina Fola, Lili Fernandes e Raul Ellwanger.

 

Texto: Andréa Farias (MTE 10967)

Compartilhe