O luta pelo direito histórico do povo palestino a sua terra mais uma vez provoca a brutal ação bélica do Estado de Israel, que é fruto da política imperialista no oriente médio. Bombardeios israelenses nos últimos dias vitimaram crianças, mulheres, jornalistas e destruíram residências palestinas, situação que teve início com o despejo de palestinos de suas casas na Jerusalém Oriental.
Sob o pretexto de combater a reação legitima e quase artesanal do povo palestino, Israel, sob um governo de extrema direita, promove um verdadeiro massacre, com a aprovação das potência imperialistas. O imperialismo age na palestina com violência, da mesma forma que reprimiu as manifestações antirracistas nos EUA em 2020 e reprime a mobilização popular que ocorre na Colômbia. A resposta da burguesia internacional a crise insolúvel da economia capitalista mundial é a violência.
Os interesses geopolíticos dos EUA e seus aliados, colocam os povos em um conflito bárbaro no oriente médio. Israel tem sido um instrumento dessa política da qual o povo Judeu acaba por ser também uma vítima.
A construção da paz e da prosperidade no oriente médio passará pela ampla luta de todos os povos contra o sistema de dominação política e econômica imposto atualmente pelas grandes potências imperialistas. Uma luta na qual o PT do RS se soma.
O PT do Rio Grande do Sul em consonância com sua Direção Nacional reconhece os direitos do povo palestino e a legitimidade de sua luta por independência e paz e soma sua voz a exigência do cessar imediato das ações militares de Israel e na defesa das decisões da ONU que reconhecem o direito do povo palestino à sua pátria reconhecendo Jerusalém Oriental como capital palestina.
Partido dos Trabalhadores/RS