O deputado estadual Zé Nunes (PT), esteve reunido nesta quarta-feira (12), com a diretoria do Instituto-Geral de Perícias (IGP), e conselheiros tutelares de São Lourenço, Jaguarão, Pelotas, Santa Vitória do Palmar e Imbé, para discutir as perícias psíquicas realizadas em crianças e adolescentes vítimas de violência.
Foi relatada a necessidade de reforço no quadro de servidores, especialmente psicólogos e psiquiatras. Com o ingresso de novos peritos, em março, crianças e adolescentes passaram a ser atendidos mais perto de casa e em menos tempo, porém, ainda não há profissionais suficientes, já que com a pandemia o número de casos aumentou.
O parlamentar considera as perícias psíquicas são fundamentais para o esclarecimento de crimes contra crianças e adolescentes. “A conversa com a possível vítima proporciona mais detalhes, o que permite comprovar o abuso mesmo quando não há sinais físicos. A sociedade está buscando mais apoio, a maior parte das agressões são escondidas”.
Zé Nunes propôs a realização de audiência pública via comissões de Saúde e Meio ambiente e de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia, para ampliar a pauta e, a partir de então, buscar um diálogo com o governo para aumentar o número de profissionais para esta área. “Será uma possibilidade de aprofundar o tema, e também para demarcar o maio laranja, mês alusivo ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, declarou.
Participaram a Dra. Angelita Rios, chefe da Divisão de Perícias Especiais (responsável pelas perícias psíquicas do Estado), a Dra. Cristiane, médica legista psiquiatra, servidora do IGP e Assessora técnica da Coordenação de Atenção à Saúde Mental da SMS de Porto Alegre, Maiquel Santos, Diretor Substituto do Departamento de Perícias do Interior (IGP-RS), Dr. Eduardo Terner – Perito-médico Legista, diretor do DML.
Texto: Marcela Santos (MTE 11679)