quinta-feira, 15 maio

A deputada Laura Sito participou nesta quinta-feira (15/05), em Porto Alegre, da entrega de um projeto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para a ministra de Igualdade Racial Anniele Franco. Elaborado pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE), o projeto propõe ações de extensão voltadas à valorização de saberes negros, indígenas e quilombolas, com destaque para a criação de bibliotecas especializadas em três campi da universidade.

A proposta busca fortalecer a educação étnico-racial e ampliar o diálogo entre universidade e territórios tradicionais. “São iniciativas como essa que mostram o quanto nossas universidades podem — e devem — dialogar com os territórios, com os saberes ancestrais e com as políticas públicas. Minha função é justamente essa: abrir caminhos, articular pontes e garantir que essas propostas cheguem aos espaços onde podem se tornar realidade. A educação antirracista e a valorização das epistemologias negras, indígenas e quilombolas precisam de investimento, e estamos aqui para garantir isso”, afirmou a parlmentar.

A mediação feita por Laura Sito teve como objetivo fortalecer a iniciativa da UFPel do governo Federal, garantindo apoio institucional para sua implementação. A entrega ocorreu no contexto da plenária preparatória para a V CONAPIR, que reuniu mulheres negras de todo o estado para debater propostas e eleger delegadas para a conferência nacional.

Texto e foto: Nathália Schneider 

Compartilhe