Em reunião da Comissão de Assuntos Municipais, realizada nesta terça-feira (13), o deputado estadual Halley Lino denunciou a inoperância dos sistemas de emergência 190 (Polícia Militar) e 192 (SAMU) na cidade de Rio Grande, no Sul do estado. O parlamentar chamou atenção para a gravidade do problema, que vem sendo reiteradamente denunciado pelo vereador do PT Glauber Pedroso (Rio Grande/RS), e cobrou providências imediatas do Estado.
Segundo o deputado, os relatos de moradores apontam para um cenário crítico: dificuldade em acessar os serviços, linhas frequentemente ocupadas ou inativas e falhas que atrasam atendimentos em situações de urgência. “Não podemos permitir que a população continue exposta a riscos por conta da negligência do Estado. A vida das pessoas está em jogo, e precisamos de soluções urgentes”, declarou.
Halley Lino reforçou a necessidade de mobilização institucional e convocou os colegas da Comissão para participarem da Audiência Pública marcada para a próxima terça-feira (20), às 10h30, na Assembleia Legislativa. O debate, promovido pela própria Comissão de Assuntos Municipais, buscará esclarecimentos do governo estadual sobre as falhas operacionais e cobrará medidas concretas.
A expectativa do deputado é que o tema seja tratado com a seriedade necessária e que a população volte a confiar nos serviços de emergência que são de extrema prioridade. “É fundamental que o Estado se posicione, explique as falhas, implemente ações que garantam a segurança e o atendimento imediato da nossa população”, completou.
Texto: Leonardo P. K. e Nathan Oliveira.
Foto: Nathan Oliveira.
Foto: Nathan Oliveira.