O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Pepe Vargas, recebeu nesta quarta-feira (07/05) o Conselho Estadual de Direitos Humanos, que apresentou a Comissão Temática da Verdade, Justiça e Memória. Na ocasião, o Conselho entregou a recomendação oficial de realização do trabalho de resgate da memória da ditadura civil-militar ocorrida no Brasil, no âmbito da Casa Legislativa.
O presidente do Conselho, Júlio Alt, explicou que a Comissão tem como propósito trabalhar a memória e os impactos da ditadura no Rio Grande do Sul. “Queremos lembrar a nossa história recente, ressignificando espaços com placas, estátuas, símbolos — rememorar o que ocorreu no nosso país”, adiantou. Alt avaliou como positivo o encontro com o presidente. “O presidente da Casa é sensível à temática, conhecedor da história do Rio Grande do Sul, e isso é sempre bom, porque possibilita um diálogo. A Assembleia conta com uma Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e podemos trabalhar em conjunto.”
Durante a visita, o presidente do Legislativo mencionou as iniciativas da Casa, como a resolução N.º 3.211, de sua autoria, aprovada em plenário, que cria a Galeria em Memória e Democracia. Este painel tem o objetivo de resgatar a memória e homenagear os parlamentares que foram privados de seus mandatos pela repressão estatal. O Conselho Estadual de Direitos Humanos também informou a data da Conferência Nacional de Direitos Humanos, que será realizada no dia 10 de dezembro, em Brasília.
A Conferência Estadual, segundo Alt, ainda será definida. “Vamos ter um grande momento com conferências municipais e temáticas de direitos humanos no Rio Grande do Sul, que, ao final, culminarão na Conferência Estadual, em setembro, e depois na Nacional, em dezembro”, concluiu.
Texto: Silvana Gonçalves (MTE 9163)
Foto: Lauro Alves / ALRS