quinta-feira, 24 abril

Com a presença de lideranças e especialistas com ampla trajetória na defesa e implementação das políticas públicas de assistência social, a Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), presidida pelo deputado Zé Nunes, promoveu nesta quarta-feira (23/04), uma reunião de trabalho com foco no fortalecimento do SUAS. O encontro também tratou da proteção dos programas sociais e da definição de um cronograma de atividades para todas as regiões do Estado.

A reunião abordou, entre outros pontos, os recentes ataques ao SUAS e, em especial, ao programa Bolsa Família, o que tem gerado preocupação entre os defensores do sistema. Os participantes destacaram a necessidade de mobilização social e política para garantir a continuidade e o aprimoramento das ações de proteção social, fundamentais para a população em situação de vulnerabilidade.

“O Sistema Único de Assistência Social está sob ataque, e precisamos formar fileiras para defender todos aqueles que necessitam das políticas públicas de proteção social garantidas pela nossa Constituição”, afirmou o deputado Zé Nunes. Ele também anunciou o protocolo de um Requerimento de Audiência Pública na Assembleia Legislativa para ampliar o debate sobre o tema e buscar a preservação integral dos programas sociais existentes. A definição de um cronograma de atividades da Frente Parlamentar foi outro ponto importante do encontro.

A proposta é realizar uma série de eventos, encontros regionais e mobilizações para fortalecer a rede de proteção social e dar visibilidade à importância do SUAS no cotidiano das famílias brasileiras. Com essa iniciativa, os integrantes da Frente Parlamentar reafirmam o compromisso com a defesa incondicional das políticas públicas de assistência social, reforçando que o SUAS é uma conquista da sociedade brasileira e um instrumento essencial para a promoção da dignidade humana.

Participaram da reunião: Lea Biasi e Leila Thomassim, coordenadoras da Frente Gaúcha em Defesa do SUAS e da Seguridade Social; Rudinei Borges, conselheiro do Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS-RS; Juramar, usuário do SUAS e componente executivo do CMAS-POA; Mônica Ogliari, representando o FETSUAS-RS; Ana Magalhães, vice-presidenta do CRESS-RS – 10ª região; Eliana Sardi, representando o CRP-RS; Isolete Bacca, presidenta do CEAS-RS e Jucemara Beltrame, representando o FOMTAS-RS e Paola Carvalho, assessora técnica da bancada do PT.

Texto: Jean Lazarotto (MTE 20325)
Foto: Kelly Demo Christ

Compartilhe