quinta-feira, 24 abril

O deputado Adão Pretto Filho e o prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Batistella, se reuniram nesta quinta-feira (24) com o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS), Júlio Heck. O encontro, ocorrido na reitoria da instituição, em Bento Gonçalves, teve como objetivo a possibilidade de instalação de uma extensão do instituto em Nova Santa Rita. Também acompanhou a reunião o vereador Emerson Giacomelli.

Adão, que coordena a Frente Parlamentar de Apoio e Incentivo aos Institutos Federais, na Assembleia Legislativa, explica que Nova Santa Rita tem um potencial muito grande e que comporta uma unidade do IFRS. “Eu acredito que, pela força da reforma agrária e da agricultura familiar em Nova Santa Rita, exista uma oportunidade da instalação do Instituto Federal no município, para formar profissionais que possa atuar nessas áreas”, destacou. Outra justificativa para a implementação de uma unidade do IFRS em Nova Santa Rita está na questão logística e no crescimento do município – um dos maiores do Estado.

“Saímos com um sentimento positivo da reunião. Agora precisamos fazer a articulação política através do governo federal, em Brasília”, concluiu Adão Pretto Filho. Atualmente, o IFRS está presente nos municípios de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Rio Grande, Rolante, Porto Alegre, Sertão, Vacaria e Veranópolis. Os cursos oferecidos pela instituição vão desde a formação técnica e graduação até a pós-graduação, incluindo especializações e mestrados.

Texto: Guilherme Zanini
Foto: Paulo Roberto Silva

Compartilhe