O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas (PT), durante encontro na Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), nesta quarta-feira (23), destacou a importância do sistema de cooperativas nas discussões do Pacto RS 25: Crescimento Sustentável é Agora. “É estratégica a participação do sistema cooperativo neste debate para o crescimento sustentável do Rio Grande do Sul”, garantiu.
Pepe Vargas, acompanhado do coordenador do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da Assembleia, Ronaldo Zulke, convidou a diretoria da Ocergs para o primeiro grande debate, marcado para o dia 28 de abril, segunda-feira, a partir das 13h30, no Salão Nobre da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). O tema será “A Transição Ecológica e seu Financiamento”, com a presença do presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante.
O presidente da Ocergs, Darci Hartman, ressaltou a necessidade de adoção de sistemas produtivos resilientes. “Precisamos repensar a produção, ter uma agricultura mais resiliente, olhar para novos projetos, cuidar da natureza, das matas ciliares, das áreas de preservação e, ao mesmo tempo, encontrar novos mecanismos para reestruturar o agronegócio”, afirmou.
Para o coordenador do Fórum Democrático, Ronaldo Zulke, a participação do sistema cooperativo é essencial, especialmente nesta primeira reunião sobre Transição Ecológica e seu Financiamento. “Vamos discutir o tema da sustentabilidade na agricultura e na pecuária. Nos demais encontros do Fórum, serão debatidas a sustentabilidade na indústria, no comércio, nos serviços e assim por diante”, explicou.
Zulke também destacou a possibilidade de realização de um encontro específico sobre o sistema cooperativo e seus projetos futuros. “Esse é o desafio colocado pelo presidente Pepe: não basta reconstruirmos o sistema; precisamos pensar adiante, definir diretrizes para uma política de desenvolvimento com sustentabilidade”, concluiu.