O deputado Adão Pretto fez um apelo ao governador Eduardo Leite, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (9), cobrando providências urgentes em relação à construção dos diques de contenção de cheias na região metropolitana de Porto Alegre. O parlamentar tem intensificado seu trabalho de campo e, nos últimos dias, percorreu diversas localidades afetadas pela enchente de maio de 2024. Durante as visitas, ele ouviu diretamente dos moradores que temem novas cheias como as do ano passado.
Adão questiona com veemência a postura do governo estadual, apontando que, enquanto o governo Lua já fez sua parte, depositando R$ 6,5 bilhões para a realização das obras de contenção, Eduardo Leite não avançou com as licitações necessárias para dar início às obras. “É inadmissível que, com esse recurso disponível, o governo
estadual ainda não tenha tomado as medidas concretas para proteger a população. As comunidades estão em alerta, e o governo federal já fez sua parte. A questão agora é saber se é incompetência do governador ou se estamos diante de uma estratégia política de olho nas eleições de 2026”, declarou.
O deputado reafirmou a urgência da situação, lembrando que, além das chuvas que impactam a região anualmente, as obras de contenção são fundamentais para a prevenção de novos desastres. Segundo Adão, a falta de ação do governo estadual está expondo ainda mais os moradores da região metropolitana a riscos, e ele cobrou um posicionamento claro de Eduardo Leite sobre o que está sendo feito para garantir a segurança das comunidades afetadas. “A ameaça de novas enchentes é uma realidade presente no cotidiano das famílias, que
temem por suas casas, bens e até pela própria vida. Exigimos que o governador tome as medidas necessárias e que, de fato, as licitações para as obras de contenção de cheias sejam realizadas imediatamente”, concluiu.
Texto: Guilherme Zanini
Foto: Kelly Demo Christ