quarta-feira, 16 abril

O deputado estadual Jeferson Fernandes concede nesta quarta-feira (09/04) a Medalha do Mérito Farroupilha a Dom Jaime Cardeal Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. A cerimônia de entrega da honraria acontece às 13h, na Sala Júlio de Castilhos, no primeiro andar da Assembleia Legislativa.

A Medalha do Mérito Farroupilha é a mais alta distinção concedida pelo Parlamento gaúcho a personalidades que tiveram papel relevante para o crescimento do Rio Grande do Sul e do Brasil. Segundo o proponente, a homenagem se dá em reconhecimento à longa trajetória de Dom Jaime na Igreja Católica, sua dedicação à vida solidária e seu posicionamento em defesa de valores caros ao bem-estar social, como a democracia.

“Dom Jaime é um líder religioso que une sensatez, compromisso e coragem. Não à toa, acumula as funções de arcebispo da Capital e presidente da CNBB. E tem a plena confiança do Papa Francisco, razão pela qual é o único brasileiro entre os 21 representantes da Igreja Católica escolhidos para serem cardeais. É também muito respeitado pela capacidade de posicionar-se, mesmo em questões polêmicas, sempre ao lado dos interesses da população. Merece, portanto, todo nosso reconhecimento e respeito”, argumenta Jeferson.

Dom Jaime Cardeal Spengler tem 64 anos e nasceu em Gaspar (SC), mas se considera um “Cataúcho”, pelo carinho e admiração adquiridos pelo Rio Grande do Sul após anos de trabalho no Estado. Ele ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1982, admitido no Noviciado na cidade de Rodeio (SC). Cursou Filosofia em Campo Largo (PR), e Teologia na cidade de Petrópolis (RJ), concluindo este último no Instituto Teológico de Jerusalém, em Israel.

Ordenado sacerdote, em 1990, na sua cidade natal, ainda fez doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, e foi ativo na Ordem dos Frades Menores em cidades do país até 2010, quando foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar. Tornou-se arcebispo metropolitano de Porto Alegre em 2013, nomeado pelo papa Francisco.

Dez anos depois, foi eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para um mandato de quatro anos. Também comanda o Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (Celam).

Texto: Andréa Farias (MTE 10967)
Foto: Kelly Demo Christ

Compartilhe