segunda-feira, 07 abril

A Câmara de Vereadores de Santa Maria lançou, na última sexta-feira (4), a Frente Parlamentar de Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, por iniciativa do vereador Sidi Cardoso (PT). A proposta foi inspirada na frente parlamentar já existente na Assembleia Legislativa do RS desde 2011. À época, a iniciativa foi criada pelo então deputado estadual Edegar Pretto, hoje presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O deputado estadual Adão Pretto Filho (PT), atual coordenador da frente na Assembleia Legislativa, destacou a relevância do engajamento masculino nesta causa. “É fundamental que os homens se unam e se posicionem ativamente contra a violência que atinge tantas mulheres. Precisamos construir uma cultura de respeito e igualdade”, afirmou o parlamentar.

Ele ressaltou a importância de ampliar a conscientização sobre o tema. “Temos que ir além das palavras e agir. A violência contra a mulher é um problema de toda a sociedade, e somente com a participação ativa dos homens conseguiremos mudar essa realidade”, disse o deputado. Adão lembrou dos números da violência contra a mulher no Rio Grande do Sul. Somente em 2024, foram mais de 52 mil ocorrências registradas pela Secretaria de Segurança Pública do RS.

Neste montante, estão incluídos os 72 casos de feminicídio ocorridos no último ano em território gaúcho. O deputado Adão Pretto Filho tem trabalhado na interiorização da Frente Parlamentar de Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, Atualmente, a iniciativa já está presente em Bagé, além de Santa Maria. A próxima cidade a contar com a Frente deve ser São Leopoldo.

Para este mês de abril, está prevista uma reunião em Porto Alegre com os coordenadores das frentes parlamentares, na qual serão trazidos casos de boas práticas na conscientização do combate à violência de gênero.

Texto: Guilherme Zanini
Foto: Paulo Roberto Silva

Compartilhe