Uma comitiva formada por mais de 70 representantes de 52 municípios gaúchos esteve em Brasília na quarta e quinta-feira (26 e 27/03). O grupo participou de uma série de reuniões em 11 ministérios, levando demandas e buscando recursos. Prefeitos, vices, vereadores e secretários se reuniram com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
No Senado Federal, a comitiva reuniu-se com o senador Paulo Paim e apresentou uma série de demandas. Na ocasião, o grupo ainda prestou uma homenagem pela trajetória de quatro décadas do senador. A iniciativa da caravana partiu do deputado Adão Pretto Filho (PT-RS). Ele afirma que um movimento organizado de lideranças torna os pleitos mais fortes e ajuda na hora de pedir investimentos.
“Estamos planejando essa comitiva desde o ano passado. A maioria desses municípios são de pequeno porte, e eu acredito que se nos unirmos fica mais fácil de termos as demandas atendidas”, explica. Adão acrescentou que foi uma oportunidade para agradecer o amparo do Governo Federal na reconstrução do Rio Grande do Sul.
“Foram mais de R$ 100 bilhões para nosso Rio Grande, o maior auxílio que um estado já recebeu em um momento de catástrofe. Entretanto, as cidades já tinham demandas anteriores, que precisam ser atendidas”, acrescentou. Em outra reunião, dessa vez no Ministério das Relações Institucionais, cada representante recebeu um diagnóstico de acompanhamento dos investimentos em sua cidade.
Eles também foram instruídos sobre como proceder na hora de cadastrar a cidade no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e buscar obras. O deputado Adão Pretto Filho aproveitou o roteiro pela capital federal e visitou o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, onde convidou a ministra Macaé Evaristo para uma atividade da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. O Colegiado será presidido por Adão Pretto Filho nos próximos dois anos.
Texto e fotos: Guilherme Zanini