O deputado estadual Valdeci Oliveira aprovou, na Assembleia Legislativa do RS, um requerimento para a realização de audiência pública para tratar da falta de energia elétrica e das constantes quedas de fornecimento de energia por parte da RGE-Sul, ocorridas no município de Manoel Viana, na Região da Fronteira Oeste. A aprovação da proposta aconteceu durante reunião ordinária da Comissão Mista Permanente de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e Participação Legislativa Popular, na qual o deputado é membro efetivo, na quarta-feira (26).
Segundo o parlamentar, o pedido por ele apresentado atende a uma solicitação feita pela vereadora Luiza Meus dos Santos, da Câmara Municipal de Manoel Viana. “As denúncias contra a distribuidora RGE-Sul, por constantes quedas e falta de energia elétrica no município, mostram que a falta de qualidade no serviço prestado pela concessionária tem ocasionando inúmeros e pesados transtornos à população, como perda de alimentos e medicamentos, danos a equipamentos eletrônicos, interrupção de serviços essenciais como água, internet e telefonia, comprometimento da segurança, entre outros”, afirmou Valdeci na justificativa do requerimento aprovado. “Consideramos necessária a realização de uma audiência pública no município para debater este tema e apontar soluções para essa demanda local. Não podemos admitir que um serviço público concedido, que é de fundamental importância para a sociedade, se transforme num causador de sérios problemas. E esse debate precisa ser enfrentado e as soluções exigidas”, acrescenta o parlamentar.
O encontro está previsto para acontecer na sede do Legislativo municipal de Manoel Viana, em data e horário a serem definidos. Serão convidados a participar do encontro representantes da empresa RGE-Sul, AGERGS, ANEEL, Secretário da Reconstrução Gaúcha, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores de Manoel Viana e demais municípios da região afetados, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do RS, Ordem dos Advogados do Brasil, PROCON, FAMURS, entidades sindicais, diretores de escolas, associações comunitárias e demais interessados na temática.
Texto: Jornalista Marcelo Antunes (MTE 8511)
Imagens: Vanessa Vargas