quinta-feira, 03 abril

Lançado em 2024, o Re-Humam, programa do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) destinado às mulheres vítimas de violência, está completando um ano. Ao longo desse período, foram atendidas 884 mulheres que foram submetidas a alguma situação de violência. Nesta segunda-feira (24), a direção do GHC recebeu autoridades e um grande público para apresentar os números do programa. O deputado Adão Pretto Filho participou do evento.

De acordo com dados do GHC, cerca de 52% dos casos que chegaram à rede de assistência são de violência doméstica, enquanto 36% são de violência urbana. Outros 10% são casos cujo tipo de violência não foi registrado. Coordenador da Frente Parlamentar de Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, Adão Pretto Filho destacou a importância de iniciativas como o Re-Humam.

“A violência contra a mulher precisa ser combatida todos os dias, pois é fruto de um machismo enraizado na sociedade, o qual também precisamos enfrentar. Os altos índices de violência doméstica que chegaram até essa rede de apoio do GHC só reforçam que precisamos trabalhar forte na conscientização dos homens”, destacou o deputado. 

A Re-Humam é formada por uma equipe multidisciplinar para assistência humanizada às mulheres e pessoas que se identificam com o gênero feminino em situação de violência. Os atendimentos são realizados totalmente pelo SUS e acontecem no espaço Elza Soares, dentro do Hospital Cristo Redentor, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou pelo telefone e Whats App (51) 3357-4204. O e-mail para contatar a equipe é re-humam@ghc.com.br.

Texto e fotos: Guilherme Zanini

Compartilhe