O deputado Pepe Vargas, presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em uma ação conjunta com os deputados estaduais Carlos Burigo (MDB), Neri, o Carteiro (PSDB) e Professor Cláudio Branchieri, enviou ofício ao governo do Estado, solicitando o aumento de efetivo do Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul. O documento foi encaminhado ao secretário da Casa Civil, Artur Lemos, e ao ao secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, além do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues.
Um estudo em anexo à solicitação, aponta que o Corpo de Bombeiros Militar em Caxias do Sul tem a menor média de efetivo previsto entre as maiores cidades no estado – Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas, Pelotas e Santa Maria. Atualmente, são 50 servidores, mas o efetivo previsto seria de 56. No entanto, por ser a segunda cidade com o maior número de ocorrências, a real necessidade para o bom atendimento do município seria de 102 servidores.
Devido à escassez de efetivo, os quarteis do Corpo de Bombeiros da cidade funcionam em sistema de revezamento. “ É urgente a necessidade de aumentar o efetivo de bombeiros, para que as demandas da comunidade possam ser atendidas de forma mais eficaz, com prontidão em todos os quarteis e sem os revezamentos”, argumenta Pepe Vargas.
Texto: Silvana Gonçalves
Foto: Bruno Lemos