O Núcleo Feminista Antifascista do mandato do deputado Leonel Radde realizou, nesta segunda-feira (10), o seminário “Protagonismo Feminino e Ação Social”. O evento, que ocorreu na Assembleia Legislativa, homenageou oito mulheres que foram fundamentais nas ações solidárias durante as enchentes de maio de 2024, especialmente em Porto Alegre. Na abertura do seminário, Leonel Radde reforçou destacou a importância das ações solidárias para que não sejam esquecidas.
“Estou aqui apenas para agradecer e ouvir seus relatos na certeza de que cada uma carrega histórias de dedicação e cuidado naquele momento tão difícil para a nossa população”, afirmou. Entre as homenageadas estão: Any Moraes, conselheira do Consea/RS, coordenadora da Cozinha Solidária do Morro da Cruz, integrante da Marcha das Mulheres e militante do movimento feminista; Dandara Yvy, diretora da setorial de juventude da UAMPA e liderança do projeto CUTCOMUNIDADE; e Maria Guaneci Marques, assistente social, conselheira tutelar suplente, e feminista Antirracista.
Também receberam homenagens Mirella Torely, escrivã de Polícia Civil há 12 anos, lotada na Divisão da Criança e Adolescente (DECA), com passagem pela Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância e bacharel em direito; e Rosane Furtado, produtora cultural que atuou na distribuição de água, alimentos e material de limpeza para profissionais da cadeia produtiva da música e fundadora do Coletivo RS Música Urgente.
Completam a lista Paula Medeiros, secretária do Fórum das Catadoras e Catadores de Porto Alegre, integrante da Secretaria da Frecata (Frente Parlamentar dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do RS) e coordenadora do Centro de Triagem da Vila Pinto; e Lidiane Santos de Lima, liderança comunitária que atua no coletivo Mães Pretas, sacerdotisa de um terreiro de umbanda e kimbanda. Nas enchentes de 2024 organizou um abrigo de acolhimento para mulheres e crianças em Porto Alegre.
Marcelly Malta Lisboa, ativista travesti, pioneira no movimento trans e travesti no Rio Grande do Sul, e presidenta da ONG IGUALDADE RS também foi homenageada. Ela foi representada no evento por Marina Reidel – professora, mestra em Educação, coordenadora LGBTQIA+ do Fundo Positivo e Secretária da ONG Igualdade – Associação de Travestis e Transexuais do RS.
Luciana Fagundes (MTE 21.087)
Foto: Kelly Demo Christ