Presidente da Frente Parlamentar em Defesa de um Novo Modelo de Pedágio no Polo Rodoviário de Pelotas, o deputado estadual Zé Nunes (PT) discutiu, em Brasília, os próximos passos da concessão das rodovias do Polo de Pelotas. As reuniões ocorreram na quarta-feira (26/02) e contaram com a participação do deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT).
Os parlamentares se encontraram com representantes da Secretaria Nacional dos Transportes Rodoviários, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Assessoria Especial de Relações Parlamentares e Institucionais (AESPI/ANTT). Durante as reuniões, as autoridades confirmaram que o governo Federal não vai prorrogar o contrato com a concessionária Ecosul, cujo prazo se encerra em março de 2026.
“Para ampliar o debate, a Frente Parlamentar realizará uma audiência pública em Pelotas no dia 20 de março, com a presença do Ministério dos Transportes. O objetivo é aprofundar a discussão sobre as diretrizes do novo modelo de concessão e garantir que a população tenha voz ativa nesse processo”, afirmou Zé Nunes.
Caso uma nova licitação não seja concluída até março de 2026, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assumirá a gestão da rodovia e suspenderá a cobrança de pedágios até que um novo modelo adequado seja implementado. Existe a possibilidade de incluir novas obras no escopo da futura concessão do Polo de Pelotas.
Zé Nunes destacou que as reuniões em Brasília representam um avanço importante para garantir uma concessão mais equilibrada e eficiente, com melhorias na infraestrutura e sem custos excessivos para os motoristas do sul do estado. Outro ponto central da discussão foi a necessidade de reduzir as tarifas de pedágio, tornando-as mais justas e acessíveis para a população.
A Secretaria Nacional dos Transportes Rodoviários informou que os valores serão debatidos em audiências públicas, garantindo a participação da sociedade na definição dos custos da futura concessão. A reunião também abordou investimentos em infraestrutura. Em 2024, o governo federal destinou R$ 15 bilhões para obras públicas, tornando o Rio Grande do Sul o segundo estado com mais projetos em andamento.
As reuniões contaram com a representantes da ANTT: coordenador de Demandas Federativas, Cálicles Mânica; superintendente, Marcelo Cardoso Fonseca; gerente de Modelagem Econômico-Financeira, Stéphane Quebaud; chefe da Assessoria Especial, Allan Milagres; e o coordenador-geral de Relações Parlamentares, Emmanuel Valverde.
Texto: Jean Lazarotto – MTB 20325
Foto: Ronaldo Berwanger