quarta-feira, 16 abril

 

 

 

O deputado Adão Pretto Filho promoveu, nesta quinta-feira (27) uma atividade de conscientização sobre o fim da violência contra a mulher na rede de academias Usina do Corpo, em Porto Alegre. A unidade da Avenida Protásio Alves, onde ocorreu a atividade, conta com cerca de 1600 alunos matriculados e um fluxo diário de 600 pessoas.

A ação, promovida pela Frente Parlamentar de Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, tem como objetivo chamar a atenção para a necessidade de uma mudança de atitude e engajamento da sociedade, especialmente dos homens, na luta contra a violência de gênero. “Estamos aqui hoje para mostrar que a luta contra a violência contra a mulher precisa de todos nós, especialmente dos homens. A grande maioria dos crimes contra mulheres são praticados por pessoas do sexo masculino”, destacou o deputado. Somente no primeiro mês de 2025, a Secretaria de Segurança Pública de Rio Grande do Sul registrou 4817 ocorrências de violência contra mulheres no estado, incluindo 10 feminicídios. 

A Frente Parlamentar de Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher levará a proposta para outras unidades da Usina do Corpo, além de outros espaços de prática esportiva. A ideia é envolver o máximo de pessoas em um debate mais amplo sobre a violência contra as mulheres e o papel que os homens devem desempenhar para mudar essa realidade.

Além disso, o deputado Adão Pretto Filho, que coordena a Frente Parlamenta de Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, recentemente fechou parcerias com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e a Federação Brasileira de Automobilismo, com o objetivo de ampliar a divulgação das ações de conscientização sobre o tema. “É fundamental envolver diversas áreas e esportes, onde homens têm grande presença, para reforçar o compromisso com a mudança”, destacou.

 

Texto: Guilherme Zanini 

Foto: Paulo Roberto Silva

Compartilhe