Mais uma vez, o governador Eduardo Leite adotou uma postura de desdém em relação aos investimentos do governo do presidente Lula para a reconstrução do Rio Grande do Sul. Em sua fala na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (11), Leite não reconheceu a importância do apoio do Governo Federal ao povo gaúcho após as enchentes que devastaram o estado em maio do ano passado.
O Governo Federal destinou mais de 100 bilhões de reais ao Rio Grande do Sul, o maior investimento já realizado pela União em um estado em um período de um ano. Em contrapartida, o governador Eduardo Leite tem dado reiteradas declarações nas quais não reconhece a importância do amparo e das ações incessantes do governo Lula na reconstrução do estado.
Durante o discurso do governador, deputados da bancada do PT exibiram cartazes com os dizeres: “Obrigado, Lula, pelos 100 bi”. O deputado Adão Pretto Filho fez críticas contundentes à postura de Eduardo Leite em relação à ajuda do Governo Federal.
“Esse é o maior investimento já feito pelo Governo Federal em um estado em apenas um ano. E, mesmo assim, o governador prefere fazer discursos em vez de trabalhar para garantir que esse dinheiro chegue a quem mais precisa. O que falta não é recurso, o que falta é gestão”, afirmou Pretto.
Além de pagar R$ 5.100,00 para cerca de 400 mil famílias atingidas pelas enchentes e se comprometer a garantir nova moradia para aqueles que perderam suas casas na tragédia, o Governo Federal também suspendeu o pagamento das parcelas da dívida pública do Rio Grande do Sul com a União por 36 meses, de maio de 2024 a abril de 2027. Somente essa suspensão proporcionará uma economia de R$ 12 bilhões ao estado com o abatimento de juros.
Texto: Guilherme Zanini