A mesa diretora da Assembleia Legislativa apreciou nesta terça-feira, 11/02, a proposta do deputado Miguel Rossetto de criação da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, encaminhada em conjunto com o líder do PSDB, deputado Professor Bonatto, e o líder do PSOL, deputado Matheus Gomes.
Por proposta do presidente da Assembleia, deputado Pepe Vargas, a mesa definiu a deliberação da proposta para a próxima reunião, no dia 18/02. Durante esta semana, os membros da mesa vão detalhar os procedimentos necessários para a criação da comissão.
O deputado Miguel Rossetto antecipa que a proposta tem amplo apoio dos líderes, por ser “um tema comum a todos os gaúchos e gaúchas e de caráter estratégico para reconstrução do nosso estado”.
Rossetto argumentou que “o RS é o estado brasileiro que mais sofreu com catástrofes climáticas nos últimos 20 anos. Tanto em número de eventos quanto em prejuízos sociais e econômicos”. De 2002 a 2023, revelou o deputado, o RS teve prejuízos superiores a R$ 120 bilhões. E nesta conta, destacou, não está contabilizado o prejuízo das cheias de 2024. “Com a constituição da comissão, a Assembleia passa a contribuir de forma permanente para preparar nosso estado para a convivência com as mudanças climáticas”.
Após aprovada na mesa diretora, a proposta segue para plenário.
Texto: Manoela Frade
Foto: