quarta-feira, 16 abril

 

O deputado Leonel Radde realizou Grande Expediente, nesta terça-feira (4/2), em homenagem às entidades de segurança pública que auxiliaram nos resgates durante as enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul.

Para o deputado, aquele momento trágico da nossa história também ficou marcado pelo trabalho incansável dos agentes de segurança. “A maior tragédia da história do nosso país e do RS. Praticamente dos 497 municípios, 435 foram atingidos pela enchente. 78 mil pessoas foram resgatadas pelos órgãos de segurança, mais de 12 mil animais, demonstrando o trabalho incansável dos policiais, bombeiros e demais agentes da segurança pública do estado do Rio Grande do Sul”.

Radde também destacou a importância de valorizar e investir nos órgãos de segurança, bem como em políticas ambientais para evitar novos episódios como esse. “Nós precisamos de equipamentos de ponta, de treinamento, de valorização profissional, inclusive econômica desses trabalhadores e dessas trabalhadoras. No momento de crise, no momento extremo, todo mundo trabalhou da forma que podia, com os equipamentos que tinham, com o treinamento que tinham recebido. Mas, isto acende o alerta sobre a necessidade de treinamento continuado, de qualificação continuada e da necessidade de investimento em equipamentos como lanchas, helicópteros, como roupas para água, que até àquele momento, era algo visto como secundário. E nós sabemos que o Rio Grande do Sul está hoje colocado no centro da crise climática, da crise ambiental e que, com certeza, infelizmente, muito em breve teremos eventos, talvez não no mesmo nível, mas tão perigosos quanto”, alertou.

O deputado Radde lembrou, também, sobre a importante contribuição dos voluntários que trabalharam de forma incansável auxiliando no apoio aos atingidos.

O Grande Expediente ocorreu no primeiro dia de trabalho da nova mesa diretora sob o comando do presidente da Assembleia, deputado Pepe Vargas (PT).

Receberam as devidas homenagens, além um certificado que registra o agradecimento do parlamento gaúcho, as  entidades representativas da Polícia Civil, Brigada Militar, Bombeiros e Polícia Penal: UGEIRM Sindicato – Sindicato dos escrivães, inspetores e investigadores de polícia – RS; SINPOL – Sindicato dos Policiais Civis; ACP – Associação dos Comissários de Polícia do Rio Grande do Sul; ASDEP – Associação dos Delegados da Polícia Civil do Rio Grande do Sul; ASOFBM – Associação de Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul; ASSTBM – Associação de Sargentos, Subtenentes da Brigada Militar e Bombeiros Militares; ABAMF – Associação Beneficente Antônio Mendes Filho dos Servidores de Nível Médio da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul; ABERGS – Associação de Bombeiros do Rio Grande do Sul, e SINDPPEN RS – Sindicato da Polícia Penal.

 

Texto: Luciana Fagundes | 21087
Foto: Vanessa Vargas

Compartilhe