quarta-feira, 16 abril

 

 

Com votos favoráveis da bancada do PT, a Assembleia Legislativa aprovou na sessão extraordinária desta terça-feira (10/12), por 54 votos favoráveis e nenhum contrário, o Projeto de Lei 339/2024, de autoria do Poder Executivo, autorizando o Governo do Estado a doar, com encargos, imóveis à empresa Aeromot S/A. O empreendimento foi atraído para o RS através da política de desenvolvimento do Governo Tarso Genro (PT) e foi retomado pelo Executivo, destinando mais de 500 hectares para a instalação de uma planta industrial de alta tecnologia.

O líder da bancada petista, deputado Miguel Rossetto explicou que o voto da bancada é condicionado a algumas contrapartidas que a empresa deverá assumir. Entre elas, a obrigatoriedade da conversão da pista de pouso privado em área pública, para garantir segurança logística ao Estado; construir uma fábrica de aeronaves com início das obras em 2025; manter o projeto no Estado do RS; investir R$ 200 milhões na primeira fase de implantação do projeto que no total prevê um investimento de R$ 3 bilhões com uma participação decisiva do BNDES; por fim a empresa também assume a contrapartida da geração de no mínimo 500 empregos diretos e indiretos ainda na primeira fase de implantação do projeto.

A proposta gera uma relação de equilíbrio importante e estratégica para o desenvolvimento do RS. “Especialmente porque ele traz para o estado uma indústria de vanguarda e altamente qualificada, que vai gerar empregos qualificados, renda e vai abrir um grande hub aeroespacial para o RS. Nós temos um parque universitário altamente qualificado, temos uma infraestrutura na região Metropolitana altamente qualificada, portanto estamos votando favoravelmente a esse projeto, porque ele reúne condições que dialogam com a nossa visão de desenvolvimento”, assegurou o parlamentar.

 

Texto: Claiton Stumpf – MTb 9747

Foto: Roger Vieira

Compartilhe