segunda-feira, 25 novembro

 

As mulheres do gabinete do deputado Leonel Radde realizaram nesta segunda-feira (25) seminário alusivo ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, na Assembleia Legislativa. O evento contou com presenças e falas potentes protagonizadas por mulheres dos mais variados ambientes de trabalho e luta contra o feminicídio e todos os tipos de violência.

Na abertura do evento, a deputada federal Maria do Rosário, destacou o compromisso do mandato Antifascista com as lutas das mulheres. “Estamos aqui porque o Leonel Radde tem um compromisso e a consciência necessária para enfrentar essa situação. As leis são parte dos instrumentos, nossa matéria prima. É preciso ao mesmo tempo, produzir mudança de vivência para não aceitar, principalmente quando a violência acontece no ambiente da família”, alertou.  

A policial penal e diretora do Sindppen/RS Nívea Carpes falou sobre temas que são objeto de pesquisa pessoal na busca de compreender o machismo na sociedade. “Essa dificuldade das mulheres de viverem com a plenitude da sua liberdade é milenar e envolve a questão do poder. Basta observar que as guerras são produzidas por homens, enquanto as mulheres geram vida, talvez o maior mistério da existência. Vale até exemplificar com a lista de golpistas recentemente divulgada. Já perceberam que são 36 homens?”

Paula Medeiros, coordenadora do Fórum das Catadoras e Catadores de POA, lembrou a história do Centro de Educação Ambiental (CEA) que se tornou um ambiente acolhedor para as mulheres que sofrem violência e lá recebem a possibilidade da autonomia para elas e seus filhos”, relatou.

Participaram também, a psicóloga social e coordenadora do Observatório Lupa Feminista, Thaís Pereira Siqueira, a advogada da Themis Rafaela Caporal, da vice-presidente da Associação Nacional de Mulheres dos Correios (ANMC), Francisca Santos da Silva, a policial da Delegacia Especializada no Atendimento às Mulheres (DEAM) de Viamão Bruna Cunda, a diretora da UGEIRM Sindicato Neiva Carla, entre outras.

No encerramento, o deputado Radde fez uma demonstração de defesa pessoal apresentando dicas e formas de se livrar de algumas abordagens violentas. “O Seminário é um momento de escuta e troca de experiências para avançarmos em medidas de proteção às mulheres que sofrem com violências diárias e diversas. Sobre a demonstração de defesa pessoal é uma provocação feita pelas mulheres do nosso mandato pela experiência que carrego na prática de artes marciais. Fico feliz por poder contribuir dessa forma também”, concluiu Radde

 

Texto: Luciana Fagundes – MTB 21087

Foto: Kelly Demo Christ

Compartilhe