O deputado Jeferson Fernandes (PT) recebeu, na quarta-feira (06/11), o presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do RS – Simpe, Jodar Pedroso Prates e diretor institucional, Alberto Ledur, para tratar da quebra do acordo firmado e assinado pelo Procurador-geral do Ministério Público Estadual, Alexandre Saltz juntamente com o Simpe. A polêmica ocorreu em função de, na sessão plenária de terça-feira (05/11), o líder da bancada do PSDB no Legislativo, professor Bonatto, ter apresentado uma Emenda ao PL 211/2024, que trata da matéria, retirando o que havia sido o compromisso assumido pelo Procurador: a ampliação de 20% para 50% das promoções dos servidores de carreira, mantendo apenas as destinadas aos cargos comissionados. “Em função desta manobra do governo, pressionamos e conseguimos adiar a votação para a próxima terça”, lembrou o petista.
Ainda em função do descumprimento da palavra do Procurador-geral, Jeferson assumiu dois compromissos com o presidente do Simpe. O primeiro deles é o voto contrário da bancada petista ao projeto do Executivo, se não for recolocada a garantia das promoções para os servidores concursados do MPE, e o de seguir pressionando os Poderes para que o projeto não seja aprovado caso não haja a correção. “Não vamos assistir passivamente à quebra de um acordo que foi construído com o empenho do Sindicato e o envolvimento direto dos servidores. Não vamos nos calar enquanto isso não for resolvido em favor dos concursados”, frisou o deputado.
Segundo Prates, na próxima sexta-feira (08/11), representantes do Sindicato serão recebidos por Saltz, para tratar do caso. “Nossa expectativa é de que o Procurador reafirme a sua palavra e corrija o PL. Mas temo que haja um ‘acordo’ tácito entre governador e deputados da base para aprovar as iniciativas do Executivo em troca da redução dos recursos destinados à área da educação. Se os governistas aprovarem o PL do jeito que está, confirma-se a desconfiança. E estaremos atentos para denunciá-la”, concluiu Jeferson.
Texto: Andréa Farias
Foto: Thiago Koche