O programa Desenrola no Campo, criado para ajudar agricultores familiares e assentados da reforma agrária a quitar dívidas e recuperar o acesso ao crédito, está nos últimos ajustes e será apresentado em novembro pelo Governo Federal. A informação foi confirmada pela secretaria-executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Fernanda Machiaveli, ao deputado estadual Adão Pretto Filho, um dos articuladores da proposta em 2023.
Dividido em três etapas, o Desenrola no Campo tem como foco inicial as famílias camponesas que enfrentam restrições de crédito devido a dívidas. Segundo Fernanda, cerca de metade dessas famílias tem débitos de até R$ 10 mil. A iniciativa visa trazer alívio financeiro para essas famílias, que dependem do crédito para continuar produzindo.
“Quando o Desenrola Brasil foi lançado, procurei o ministro do MDA Paulo Teixeira e expus a preocupação de muitas famílias do campo, que estavam sem poder tirar crédito. Levei a ele um documento na Expointer de 2023, na qual reforçamos a necessidade de um amparo para a agricultura familiar”, afirmou o deputado Adão Pretto Filho, destacando a importância de políticas públicas voltadas à produção limpa e sustentável nos assentamentos.
Antes de ser lançado oficialmente, o Desenrola no Campo será apresentado para que agricultores e movimentos como o MST possam dar sugestões.
Texto e fotos: Guilherme Zanini