Stela participa da 23.ª conferência do OIDP, em Portugal

Stela participa da 23.ª conferência do OIDP, em Portugal

A convite do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP), a deputada Stela Farias está em Valongo, Portugal, para a conferência de 2024 da entidade, com o tema Ameaças Populistas: Construir Resiliência Democrática com Comunidades Participativas. Participam do evento centenas de líderes locais e regionais de 43 nacionalidades, ativistas e investigadores.

“Tenho a honra de participar desse observatório há mais de 20 anos, sempre promovendo um espaço rico de troca de experiências. Cada conferência traz novos aprendizados, nos permitindo voltar às nossas regiões ainda mais preparadas contribuindo para o desenvolvimento da produção de conhecimento inovador no campo da democracia participativa”, salienta Stela.

Os trabalhos têm como base cinco eixos temáticos principais, relacionados com à promoção da democracia participativa: “Os desafios que os novos populismos colocam à democracia participativa”; “As ameaças e oportunidades da Inteligência Artificial”; “O potencial e as oportunidades da tecnologia cívica”; “As boas-práticas dos processos participativos inclusivos”; “As apostas na transparência e na governação aberta”.

Os debates são dedicados à forma como as práticas participativas contribuem para o reforço da democracia e para as comunidades construírem defesas contra o autoritarismo baseado na desinformação, pretendendo ser um espaço de debate para interpretar as ambiguidades e os riscos dos populismos e também para divulgar as virtudes dos mecanismos de democracia participativa para preservar o pluralismo e a defesa do bem comum nas políticas públicas.

O Observatório Internacional da Democracia Participativa é uma rede internacional de mais de mil cidades, organizações e centros de investigação que implementam e trocam experiências de democracia participativa em nível local.

 

Texto: Luciane Franco (MTE.7744)
Fotos: Itiberê Borba