A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul foi homenageada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa pelos seus 23 anos de existência, integrando as comemorações alusivas ao Mês da Educação na Casa Legislativa. Uma cerimônia, no salão Júlio de Castilho na tarde desta quarta-feira (16), reuniu professores, alunos, integrantes da reitoria e lideranças políticas para celebrar o aniversário da instituição, que é considerada uma das conquistas do movimento estudantil e de setores progressistas no estado.
Criada em 2001, no governo Olívio Dutra, a UERGS tem a marca do desenvolvimento regional e da inclusão social. Hoje, tem cerca de cinco mil alunos nos 49 cursos de graduação, além dos que frequentam as especializações, pós-graduação, os cinco cursos de mestrado e o de doutorado. São 23 unidades universitárias distribuídas em sete campi, localizadas em diferentes regiões do estado.
A presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Desporto e Tecnologia, Sofia Cavedon (PT), proponente da homenagem, afirmou que a UERGS é “uma grande conquista dos gaúchos e um patrimônio do Rio Grande do Sul”, que precisa ser fortalecida. Sofia destacou que a homenagem é um reconhecimento da Uergs pela Assembleia Legislativa e ocorre em um momento bastante significativo, em que a Universidade busca ampliar a sua previsão orçamentária e retoma seus projetos estratégicos, que qualificam a prestação de serviços e a oferta de ensino público de qualidade em todas as regiões onde atua. A deputada aproveitou a cerimônia para conclamar a comunidade universitária a acompanhar a votação do orçamento do Estado para 2024, dia 12 de novembro, e se somar aos esforços para aumentar os recursos destinados à instituição. “O que está previsto na peça orçamentária são R$ 135 milhões, valor distante dos R$ 192 milhões reivindicados para o próximo ano”, apontou.
Na sequência, o primeiro reitor da UERGS, José Clóvis de Azevedo, ressaltou que a universidade nasceu sob o signo da inovação, incorporando conceitos que hoje foram normalizados, mas que, na época, eram novidades, como o caráter multicampi e as cotas sociais.
O ex-governador Olívio Dutra ressaltou que a UERGS é parceira do desenvolvimento espraiado, pois dialoga com as peculiaridades regionais. Ele reconheceu que a instituição foi uma “construção coletiva e solidária, resultado de um potente debate social que iniciou antes de nosso governo e se consolidou como uma política pública de estado, que atravessa diversas gestões”.
Último a se manifestar, o reitor Leonardo Alvim Beroldt da Silva, agradeceu a importante homenagem e apresentou o cenário institucional da universidade, que hoje tem 23 unidades universitárias com estrutura administrativa própria, integradas em 7 campi regionais e mais de 5 mil estudantes na Graduação; mais de 1 mil na Pós-Graduação. Cerca de 5,4 mil egressos da Graduação e mais de 1,2 mil da Pós-Graduação.
O ato foi prestigiado pela deputada Luciana Genro (PSOL), deputado Aloísio Classmann (União); deputado emérito Raul Pont (PT); representante da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia Sandro Kirst; e reitores de universidades comunitárias.
Texto: Marta Resing com Agência de Notícias da ALRS
https://ww3.al.rs.gov.br/
Foto: Fernando Gomes/ALRS