A Educação Infantil em Porto Alegre é uma grande preocupação, afirma Sofia

A Educação Infantil em Porto Alegre é uma grande preocupação! A manifestação é da deputada Sofia Cavedon, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, que está preocupada com a grande demanda não atendida até agora. “Dia 14 inicia o período de inscrições para vagas destinadas às crianças em creches e com idade para frequentar a pré-escola no ano de 2025.  Infelizmente a cidade não cumpre o quesito sobre oferta de vagas para crianças com idade obrigatória entre 4 e 5 anos. A meta é que crianças de zero a três anos, pelo menos, tenham de estar acolhidas em creches e a capital conseguiu a triste marca de ter reduzido matrículas de educação infantil e ainda com o Governo Melo sonegando, até o momento, dados de 2024”, alerta a parlamentar.

Sofia vem peregrinando pelos órgãos públicos entregando o relatório da Educação Infantil em Porto Alegre, que aponta que em 2023, 4.377 crianças, na faixa etária de 4 a 5 anos, ficaram fora da escola (escolaridade obrigatória desde 2016). E no que se refere aos anos iniciais (0 a 3 anos), para atender 50% das crianças com matrículas em creche, seriam necessárias 5.301 vagas. “Estamos atentas e vamos denunciar e lutar por mais vagas para a infância”, enfatiza a deputada.

Somente na semana que passou Sofia Cavedon entregou o relatório sobre a Educação Infantil de Porto Alegre para a presidente do Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre (CME/POA), Aline Kerber, e à diretora Jaira Gomes; ao defensor público-geral, doutor Nilton Leonel Arnecke Maria; para a dra. Cristiane Corrales, da Cao Infância e Adolescência do MPRS; e às professoras e estagiárias da Faculdade de Letras da UFRGS (Faced).

Os dados da Educação Infantil da capital podem ser acessados no link: https://bit.ly/3ZFobt0
Texto: Marta Resing 5405
Fotos: Hiashine Florentino