Violência na campanha eleitoral de Bagé leva Bancadas do PT e PCdoB a pedirem providências ao TRE-RS

Violência na campanha eleitoral de Bagé leva Bancadas do PT e PCdoB a pedirem providências ao TRE-RS

 

O atentado a mão armada contra o deputado Luiz Fernando Mainardi, candidato a prefeito em Bagé, na Fronteira Oeste, dia 15 de setembro, além de diversas agressões a candidatos da sua coligação, motivou o líder da Bancada do PT, deputado Miguel Rossetto, a solicitar ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) o acompanhamento do pleito no município. O parlamentar entregou ao desembargador Voltaire de Lima Moraes, nesta segunda-feira (23/09), documento assinado pelos 11 deputados que compõem a Federação Brasil da Esperança, solicitando “atenção aos fatos que ocorrem neste pleito eleitoral no município de Bagé, adotando os cuidados e as providências necessárias para que a campanha possa retornar à normalidade.”

O documento pede medidas preventivas, por parte do TRE-RS, durante o período eleitoral até o dia do pleito, para garantir a segurança pública e a manutenção de uma eleição justa e democrática, incluindo a convocação da Força Nacional de Segurança, uma vez que o pleito eleitoral é de competência federal.

No texto encaminhado ao Tribunal, o deputado Miguel Rossetto informa que a “Coligação Bagé de Todos com a Força do Povo”, em especial o candidato a prefeito Mainardi, está sendo vítima de uma enxurrada de fake News, com grave desinformação, agressões verbais, acompanhadas de vídeos injuriosos e violentos, sugerindo e incitando ameaças morais e físicas contra ele e os candidatos a vereador. Todas as notícias falsas estão associadas aos correligionários da atual gestão, bem como aos candidatos a vereador integrantes da “Coligação Bagé para Todos como um todo”.

Para o parlamentar, o comportamento da chapa de situação constitui incitação ao discurso de ódio, uma vez que há apologia da violência física contra os candidatos. O texto traz um apanhado de episódios que demonstram as diversas ameaças, desde manifestação de vereador e atual presidente da Câmara Municipal, na Tribuna daquela Casa, ameaçando a vida do candidato Mainardi, até vídeos do atual Prefeito, nos quais afirma que o agredirá fisicamente, quando encontrá-lo nas ruas.

Entre os episódios relatados no documento ao TRE, destaca-se o caso de um candidato a vereador da coligação de Mainardi, que teve a casa invadida por apoiadores da candidata de situação, que passaram a agredi-lo e aos familiares, com ameaça de arma de fogo.

“É muito importante que seja garantido, não só o direito ao voto e a liberdade de votar da nossa população, mas também o direito de participar ativamente do processo eleitoral, com as suas opiniões, com as suas manifestações. Foi uma conversa muito positiva com o desembargador Voltaire, que já a partir da nossa manifestação, oficiou a Secretaria de Segurança Pública em relação a redobrar as investigações sobre o ocorrido e a vigilância preventiva, para que isso em definitivo, cesse, no município de Bagé,” assegurou Miguel Rossetto.

 

Texto: Adriano Marcello Santos
Foto: Camille Bolson