A deputada Stela Farias, acompanhada do líder da Bancada do PT, deputado Miguel Rossetto, da deputada Sofia Cavedon (PT) e do deputado Capitão Martin (Republicanos), protocolou, na terça-feira (10/09), junto à Casa Civil do Governo do Estado, ofício endereçado ao governador Eduardo Leite e ao secretário de Estado da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, solicitando a inclusão das obras de recuperação e duplicação da ERS-118, no “Plano Rio Grande (Programa de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do Estado do Rio Grande do Sul), utilizando recursos do “Fundo do Plano Rio Grande”, o Funrigs.
No documento, os parlamentares justificam o pedido principalmente pelo papel desta rodovia durante a catástrofe climática de maio, quando se constituiu no único caminho rodoviário possível de acesso de entrada e saída da Capital gaúcha. “Durante a catástrofe climática, a ERS-118 foi a principal via naquele período difícil, constituindo-se, dessa forma, em um verdadeiro “Corredor Humanitário”, possibilitando a ligação de Porto Alegre com o Estado e com o país”, afirmou Stela.
A duplicação da ERS-118 em aproximadamente 16 km, entre os municípios de Alvorada e Viamão, é orçada em aproximadamente R$ 140 milhões. O documento aponta como fonte de recurso as reservas financeiras do “Fundo do Plano Rio Grande-FUNRIGS”, que segundo a projeção dos valores de postergação da dívida para com a União (LC 206/2024), apresentada pelo Governo do Estado, deverá chegar a R$ 13,9 bilhões.
Para a deputada Stela, além do papel logístico estratégico, a rodovia ERS-118, é fundamental para o desenvolvimento da região, uma vez que concentra em seu entorno, diversos serviços e negócios fundamentais para as comunidades, as quais em sua maioria sofreram e continuam a sofrer reflexos do intenso uso da rodovia na tragédia climática recente. “O Governo do Estado, considera pedagiar a rodovia, no entanto, através dos recursos disponibilizados pelo Funrigs, os diversos deputados e entidades de empresários e trabalhadores, que assinam o documento, demonstram que não há mais necessidade desse pedagiamento. Entendemos que há recursos para a duplicação, uma obra de 16 km apenas e que vai ser fundamental para o desenvolvimento de Alvorada e Viamão, municípios com o menor PIB per capita do RS.”
O documento foi assinado por parlamentares de diferentes partidos, incluindo o PT, Republicanos, MDB e PL, além do Movimento RS/118 Sem Pedágio; Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul);Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no RS (Fetransul); CDL Porto Alegre; Federação Associação Gaúcha do Varejo (FAGV); Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA); Associação Empresarial de Cachoeirinha (ACC); Associação Comercial e Industrial de Gravataí (ACIGRA); Associação Comercial Industrial e de Serviços de Sapucaia do Sul do (ACIS); Associação Comercial Industrial e de Serviços de Esteio (ACISE); Associação Comercial Industrial e de Serviços de Alvorada (ACIAL); Associação Comercial Industrial e de Serviços de Viamão (ACIVI); CDL Viamão.
Texto: Adriano Marcello Santos
Foto: Laura Becker