sexta-feira, 22 novembro

Por ocasião da Sessão Solene da Assembleia Legislativa, em homenagem à Independência do Brasil, realizada na terça-feira (03/09), o líder da Bancada do PT, deputado Miguel Rossetto, destacou em seu pronunciamento na Tribuna o episódio histórico e sua diferença em relação a outros países que se tornaram independentes de seus colonizadores.

No Brasil, segundo o parlamentar, a independência não foi acompanhada da construção de uma república, a exemplo de outras nações que romperam com o império, especialmente as nações latino-americanas. “Nós continuamos com a Monarquia. É verdade que a independência não acabou a escravidão neste país. Esta chaga, esta imoralidade, esta desumanidade iria continuar até o final do século XIX quando nós construímos finalmente colocar o nosso país dentro de uma República e no fim da escravidão.”

Rossetto ponderou que é preciso pensar o quanto os compromissos firmados de igualdade, de justiça social e de democracia vêm sendo construído ao longo desses anos. “O país enfrentou ditaduras, derrotou ditaduras, construiu democracia, afirmou liberdades, lutou pela conquista da justiça social, lutou pela questão da igualdade que são valores fundamentais, que hoje estão guardados na Constituição brasileira de 88, que todos nós devemos respeito.”

O deputado falou também em nome da Federação Brasil da Esperança, que reúne parlamentares do PT e PCdoB, homenageando a trajetória de uma nação que luta pela construção da igualdade, de combater a injustiça social, luta pelas liberdades, pela democracia e permanentemente para reafirmar o seu compromisso de igualdade, de justiça, de soberania política e popular. “Assim vamos construindo efetivamente a nossa independência que significa soberania política, nacional e popular, uma nação que enxerga o seu futuro e constrói de forma comum e compartilhada o seu futuro.”

Por fim, o parlamentar reafirmou a ideia de independência traz junto a soberania nacional e política, democracia, liberdades, igualdade e justiça social. “Esse é o compromisso que nós queremos reafirmar como Partido dos Trabalhadores e como PCdoB neste momento perante a nossa Assembleia e perante todos vocês. Viva o Brasil e viva o povo brasileiro!”

 

Texto: Adriano Marcello Santos
Foto: Debora Beina

Compartilhe