O deputado Leonel Radde esteve na região central do estado na sexta (9/8) e no sábado (10/8) participando da Caravana Antifascista, como o gabinete do parlamentar denomina os roteiros pelo interior. No primeiro dia, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Terapêutica e com a Associação Cannabica Medicinal (Ascamed), participou do 1º Encontro “Uso e Benefícios da Cannabis para Fins Medicinais”.
Radde acompanhou o painel “Pesquisando Cannabis Medicinal”, formado pela primeira mestra em Medicina Veterinária com especialização em cannabis do Brasil, Carollina Mariga, e pelos professores da UFSM e membros do GIPCann, Saulo Tadeu Filho, André Bairros, Marcelo da Rosa e Júlio Carlos da Silva, além do ortopedista Fabiano Zappe Pinho. No segundo painel “Cannabis Medicinal e Sociedade”, o deputado esteve ao lado da detentora do primeiro habeas Corpus para plantio de maconha do RS, Liane Pereira, do médico Matheus Dzieva e do presidente da ASCAMED, Matheus Hampel.
Radde falou sobre os Projetos de Lei que apresentou sobre o tema, tanto como vereador de Porto Alegre como na Assembleia Legislativa. “Sou um apoiador desta causa e acompanho os avanços em outros estados do Brasil e em outros países. Considero que o RS está atrasado na liberação da pesquisa e acesso aos medicamentos à base de cannabis que, comprovadamente, oferecem qualidade de vida para pacientes de diversas doenças. O trabalho desenvolvido por associações como a Ascamed e por universidades como a UFSM é fundamental para rompermos preconceitos com informação”, explicou Leonel Radde, que preside a Frente Parlamentar, e é autor do PL 21/2023 que estimula a pesquisa e a distribuição de medicamentos à base de Cannabis pelo SUS.
No sábado pela manhã o deputado visitou a Feira da Economia Solidária do município, reuniu-se com uma equipe de servidores municipais da saúde que pediu apoio para reivindicações da categoria, conheceu o trabalho da Arsele (Associação de Reciclagem Seletivo Esperança), que também abriga uma Cozinha Solidária, e participou de ato na praça central do município.
Ainda no sábado encontrou com apoiadores na cidade de Júlio de Castilhos onde falou sobre as ações do mandato no primeiro semestre e as perspectivas para os próximos meses do ano.
Texto: Luciana Fagundes – MTB 21087