quarta-feira, 20 novembro

A deputada federal e pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre, Maria do Rosário (PT/RS), participou na terça-feira (06/08), da reunião da Bancada do PT. No encontro, Maria destacou o papel dos parlamentares petistas na construção de uma agenda progressista para os municípios, que este ano, devem escolher seus prefeitos e vereadores.

A parlamentar lembrou que a capital gaúcha vive grandes dificuldades de mobilidade urbana, falta de escolas infantis e problemas com a coleta e separação de resíduos. Problemas que foram agravados com as enchentes deste ano, que desalojaram centenas de famílias na capital, devido a falta de manutenção do sistema de proteção às cheias que a cidade possui desde os anos 1960.

“Nossa sorte é que temos um novo governo federal e um presidente sensível às demandas da população, que desde o primeiro momento, se deslocou para o Rio Grande do Sul, não só para atender a população da Capital, mas todos os gaúchos e gaúchas afetados pelo catástrofe climática”, afirmou.

Maria do Rosário foi vereadora da capital gaúcha por dois mandatos e presidiu as comissões de Educação e de Direitos Humanos. Em 1998 foi eleita deputada estadual e assumiu a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos do Parlamento Gaúcho.

Em seu quarto mandato como deputada federal, atualmente Maria integra a Mesa Diretora do Câmara Federal. Em legislaturas anteriores foi relatora da CPI Mista que investigou as redes de exploração sexual de crianças e adolescentes e presidiu a Comissão de Educação e a Comissão Especial da Lei Nacional de Adoção. Também foi coordenadora da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Ela licenciou-se do mandato federal em 2011 para assumir a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, sendo a primeira mulher a ocupar a pasta. Como ministra de Direitos Humanos atuou na universalização dos direitos, trabalhando sempre com os temas Memória e Verdade, Pessoas com Deficiência, Idosos, Diversidade Religiosa, LGBT, Crianças e Adolescentes, Igualdade Racial, entre tantos outros. Nesse período integrou e presidiu diversos conselhos nacionais.

Para o líder da Bancada do PT, deputado Miguel Rossetto, a parlamentar apresentou um projeto consistente para uma Porto Alegre democrática, com uma administração dedicada ao cuidado das pessoas, da cidade e do meio ambiente. “Com toda sua experiência de vereadora, deputada estadual, federal e ministra, Maria está preparada para governar Porto Alegre. Fizemos história com os porto-alegrenses e vamos fazer o futuro da nossa cidade.”

 

Texto: Assessoria de Comunicação da Bancada do PT
Foto: Debora Beina

Compartilhe