Em reunião com ministros, deputado Adão Pretto reitera necessidade de perdão das dívidas de agricultores atingidos pela tragédia no RS

Em reunião com ministros, deputado Adão Pretto reitera necessidade de perdão das dívidas de agricultores atingidos pela tragédia no RS

O deputado Adão Pretto Filho esteve reunido nesta quinta-feira (18) com os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira. Durante o encontro, ocorrido no Ministério da Reconstrução, em Porto Alegre, foram tratados assuntos referentes aos impactos das enchentes na produção agropecuária do Rio Grande do Sul.

Adão Pretto reiterou junto ao ministro Paulo Teixeira a necessidade de os pequenos agricultores gaúchos terem algum tipo de perdão das dívidas acumuladas nos últimos tempos.

“A enchente de maio infelizmente não foi o único episódio de perdas dos agricultores gaúchos. Em 2023, houve duas outras enchentes de grandes proporções, teve ciclone extratropical, e, antes disso, vínhamos de duas temporadas de estiagens. As perdas são enormes”, destaca o deputado.

Em 2023, Pretto já havia levado ao ministro Paulo Teixeira a proposta de um Desenrola Rural, para que os agricultores possam quitar dívidas passadas, com condições facilitadas, assim como o Desenrola Brasil, do Governo federal. O deputado relata que durante visitas a pequenos produtores, se depara com muita apreensão por parte de quem está com dificuldade de honrar as dívidas e não consegue novos financiamentos.

Na reunião, foi anunciado que até o fim de julho sairá uma Medida Provisória com perdão, adiamento e prolongamento de dívidas dos produtores atingidos. Além dos ministros e deputados, a reunião de trabalho contou também com a presença de representantes dos movimentos sociais.

 

Texto: Guilherme Zanini

Imagem: Paulo Roberto da Silva