Zé Nunes homenageia fundador da Peixaria Japesca com a Medalha da 56ª Legislatura

Zé Nunes homenageia fundador da Peixaria Japesca com a Medalha da 56ª Legislatura

 

 

O deputado Zé Nunes (PT) homenageou nesta terça-feira (9) com a Medalha da 56ª Legislatura da Assembleia Legislativa, a João Lopes da Cunha, mais conhecido pelos amigos como “Chinga”. Em seu discurso, Zé Nunes destacou o notável histórico e a contribuição do homenageado para a pesca gaúcha: “Chinga é um visionário que movimentou a economia de Porto Alegre e São Lourenço do Sul, cidade onde nasci e pude acompanhar sua trajetória e conquistas”, afirmou o deputado.

Chinga iniciou sua jornada aos 15 anos como pescador artesanal nas proximidades do Delta do Jacuí, na década de 1960. Naquela época, o comércio de peixes era realizado no Mercado Público de Porto Alegre, onde ele estabeleceu uma parceria para abrir uma peixaria. Após o término dessa sociedade, decidiu empreender em São Lourenço do Sul, onde, em 1970, fundou a indústria de pescados Japesca. Em 1980, retornou a Porto Alegre para readquirir o antigo negócio dos ex-sócios, rebatizando-o com o nome da empresa original de São Lourenço: Peixaria Japesca. Ao todo, são mais de 50 anos dedicados às atividades na indústria, varejo e gastronomia de pescados.

Zé Nunes, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Pesqueiro, ressaltou a importância de implementar mais políticas públicas e pediu empenho por parte das instituições financeiras no apoio ao setor pesqueiro. Segundo ele, é essencial facilitar o acesso ao crédito para os pescadores, permitindo que eles possam investir em melhorias e inovações em suas atividades. Esse suporte é urgente, não apenas para fortalecer a pesca gaúcha, mas também para garantir sua competitividade no mercado, promovendo um desenvolvimento sustentável para a economia local.

Além da presença de familiares, amigos e funcionários de Chinga, a cerimônia contou com a participação de Ana Spinelli, Superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura no Rio Grande do Sul; Marlon Hilgert, chefe da divisão de Pesca Artesanal e Aquicultura da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural do Estado; Mara Saalfeld, presidente da Emater; Lérida Matilde Pavanelo, coordenadora de mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS; Emerson Correa, representando o CREA/RS; Ivan Kuhn, presidente da Colônia de Pescadores Z-8 de São Lourenço do Sul; e Torquato Pontes, representante do Sindicato das Indústrias de Pesca do RS.

Texto: Jean Lazarotto Santos – MTB 0020325

Foto: Raul Pereira © Agência de Notícias